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Para fortalecer autorregulação, Totum investe em aplicativos

O Instituto Totum, organismo de certificação que atua no mercado de auditorias independentes, selos e programas de autorregulamentação desde 2004, está desenvolvendo uma área de aplicativos com objetivo de fortalecer a autorregulação e preencher uma lacuna de mercado.

“O aplicativo é uma ferramenta que dá visibilidade à certificação”, afirma Fernando Lopes, presidente do Instituto Totum. As empresas já veem a certificação como um diferencial, mas é importante chegar até a ponta, ou seja, até o consumidor, explica o executivo. “Identificamos a necessidade de ligar o consumidor final às empresas”, diz ele. Esse é um segmento que pode agregar valor ao negócio (certificação).

Do segundo semestre de 2016 até agora, o Totum desenvolveu quatro aplicativos (gratuitos e disponíveis nas versões IOS e Android), todos eles visam ajudar o consumidor a fazer escolhas mais sustentáveis e conectar o consumidor aos programas de autorregulação gerenciados pelo Totum.

O Ziit, criado em setembro de 2016, já foi baixado por mais de 3 mil usuários, e incentiva a conscientização para o uso de energia renovável. Ao baixar o aplicativo, o usuário passa automaticamente a utilizar Certificados de Energia Renovável (REC) para carregar seu smartphone – ou seja, para cada Wh consumido foi produzido o equivalente em energia renovável no Brasil. Para o usuário o aplicativo é de uso gratuito, já que a aquisição dos Certificados para abastecer o aplicativo é feita pelo Totum. O usuário pode escolher se quer carregar o seu celular com energia de fonte solar, eólica, biomassa ou hídrica.

Este ano, foram desenvolvidos mais dois aplicativos: Olho Cidadão e De Olho no Café.

O app Olho Cidadão permite ao consumidor checar imediatamente os produtos nas prateleiras dos supermercados e saber se a organização que o produziu é idônea, não está envolvida em casos de corrupção, fraude ou se atua em respeito ao meio ambiente. Com o aplicativo, é possível, por meio do celular, escanear o código de barras e descobrir quem é o grupo que produz a marca. “Queremos com isso tornar a compra um ato mais consciente”, afirma Fernando Lopes.

Já o aplicativo De Olho no Café, desenvolvido pelo Totum para a Associação Brasileira de Café (Abic), permite ao consumidor escanear o código de barra de um café, verificando se essa marca possui ou não alguma certificação. O app possibilita ainda uma interação pelo usuário, podendo avaliar o café, enviar comentários, dar nota para o produto consumido, e até denunciar cafés que estejam utilizando Selo de forma indevida.

Um quarto aplicativo está em fase final de implantação e deve ser lançado nos próximos meses, também para identificar alimentos certificados.

FONTE: SEGS

DATA: 20/12/2017

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