noticias

Instituto Totum e SOS Mata Atlântica plantam 27 mil árvores em cinco anos

A estimativa é que as 27 mil árvores já plantadas sequestrem 4 milhões de toneladas de carbono ao longo de 20 anos

Por: Painel Florestal - Assessoria

Para compensar a emissão de gás carbônico (CO2) proveniente da organização e realização de eventos, o Instituto Totum, em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica, já plantou 27.169 árvores, entre 2007 e 2012, a pedido de empresas. Essas árvores devem sequestrar cerca de 4 milhões de toneladas de carbono ao longo de 20 anos, gerando benefício ao meio ambiente e contribuindo para combater o aquecimento global. O CO2 é um dos principais gases do efeito estufa (GEE).

O interesse das empresas organizadoras de eventos em ações do tipo vem crescendo. Nos últimos dois anos foram compensadas as emissões de cerca de 50 eventos. Com isso, no período de cinco anos, o número de árvores plantadas por ano saltou de 93, em 2007, para 4.498 em 2012, totalizando mais de 27 mil. O Instituto Totum realiza todos os cálculos das emissões, com base em informações do organizador do evento. A SOS Mata Atlântica disponibiliza as mudas para o plantio. Após a comprovação da aquisição das árvores e do plantio, o Instituto Totum emite um selo aos organizadores do evento, atestando a quantidade de árvores plantadas e do CO2 retirado da atmosfera.

"Quando iniciamos esse trabalho nos preocupamos, principalmente, em fechar o ciclo. A parceria com a SOS Mata Atlântica associada à preocupação dos organizadores com o meio ambiente gera para o planeta benefícios que extrapolam a questão dos gases de efeito estufa, contribuindo efetivamente para uma mudança de paradigma", afirma Fernando Giachini Lopes, diretor do Instituto Totum. Ele destaca que o plantio também favorece a conservação dos cursos de água e a biodiversidade.

Para o coordenador de Restauração Florestal da SOS Mata Atlântica, Rafael Bitante Fernandes, a parceria com o Instituto Totum é fundamental como contribuição à ciência e para subsidiar esforços na mitigação do efeito estufa. "Com essa iniciativa unimos a experiência da Fundação SOS Mata Atlântica na execução de projetos de restauração florestal para compensação ambiental", destaca.

Uma das empresas que já compensou a emissão de eventos é a Repsol Sinopec Brasil. Foram plantadas trinta árvores para compensar as emissões de CO2 e proveniente das atividades do estande montado pela empresa, em setembro de 2012, durante a Rio Oil & Gás, no Rio de Janeiro. Foi a primeira vez que a companhia compensou as emissões provenientes de um evento, mas o resultado agradou e a ideia é dar continuidade à iniciativa. "Vamos reforçar este ano a parceria para compensar as emissões de nossos projetos socioambientais", afirma Beatriz Giacomini Cruz, relações institucionais e com a comunidade da Repsol.

O Centro de Tecnologia de Edificações (CTE), empresa especializada no setor da construção, também investe na compensação de emissão de seus eventos. De 2008 a 2012, foram compensados 24 deles, evitando a emissão de 245 toneladas de CO2. "A ação mostra nosso comprometimento e preocupação com a sustentabilidade", afirma Sandra Dias, gerente de Eventos do CTE.

 

 

Fonte: Painel Florestal / Portal Revista Ecológica / Jornal e Revista Ecoturismo
Data: 28/06/13

Utilizamos cookies para que você tenha uma boa experiência em nosso site. Saiba mais.

  Eu aceito cookies de www.institutototum.com.br.