noticias

Maioria das muçarelas de búfala é feita com leite de vaca

por Andrea Torrente

 

 
muçarela de búfala credito Daniel Castellano

Imagem ilustrativa. Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo.

Da próxima vez que for comprar muçarela de búfala, redobre a atenção. É bem provável que o produto que você for levar para casa, na verdade, seja feito com leite de vaca. Análises realizadas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) revelaram que das 17 marcas de muçarela de búfala mais conhecidas no mercado brasileiro, apenas oito foram feitas com 100% de leite de búfala. As demais contêm porcentagens variáveis de leite de vaca, o que descaracteriza o produto. Em um caso, o leite utilizado foi 100% de vaca.

A coleta das amostras foi realizada pelo Instituto Totum, organismo de certificação independente, e pela Associação Brasileira de Criadores de Búfalo (ABCB) com o intuito de ajudar o consumidor. “Com a prática de misturar leite de vaca durante a fabricação para baratear custos, os produtores privam o consumidor das qualidades nutritivas da muçarela de búfala; não informam isso nas embalagens e até usam substâncias branqueadoras para mascarar o queijo impuro”, comentaram em nota.

Os produtos impuros são vendidos nos supermercados, sem as informações corretas no rótulo e vendidas para restaurantes. No entanto, a ABCB orienta o consumidor a procurar as marcas que apresentem o selo de pureza 100% Búfalo em suas embalagens. O selo existe há 13 anos e é concedido aos laticínios produzidos exclusivamente com leite bubalino, sem adição de leite de vaca ou outras substâncias.

O leite de búfala tem características nutricionais superiores ao leite de vaca: possui mais cálcio, vitaminas, proteínas e menos colesterol, o que resulta em queijos mais saudáveis.

Veja as oito marcas aprovadas, consideradas puras:

1 - Bom Destino

2 – Búfala Almeida Prado

3 – Bufalíssima Natal

4 – Búfalo D´Oeste

5 -Búfalo Dourado

6 – Di Búfalo

7 – Estância Alambari

8 – La Vera

Quatro delas – Búfala Almeida Prado, Bom Destino, La Vera e Búfalo Dourado – são comercializadas em Curitiba.

Nove marcas foram reprovadas nos testes de qualificação, sendo que algumas utilizam em sua composição mais de 50% de leite de vaca, omitindo essa informação em seus rótulos.

Confira as marcas reprovadas:

1 – Biancolatte – 50% de leite de vaca

2 – Brava – 10% de leite de vaca

3 – Bufalat – 100% de leite de vaca

4 – Buffa – 5% de leite de vaca

5 – La Bufalina – 70% de leite de vaca

6 – Nacon – 1% de leite de vaca

7 – Vitalatte – 5% de leite de vaca

8 – Yema – 93% de leite de vaca

9 – Montezuma – 30% de leite de vaca

 

FONTE: Gazeta do Povo

Utilizamos cookies para que você tenha uma boa experiência em nosso site. Saiba mais.

  Eu aceito cookies de www.institutototum.com.br.