noticias

ABIC passa a avaliar cafés em cápsulas

O consumo de café em cápsula tem crescido continuamente em todo o mundo e também no Brasil. Praticidade, conveniência e alta qualidade explicam o sucesso dessas monodoses e seu alto valor agregado. Atenta ao desenvolvimento vertiginoso que vem tendo este segmento no país (em 2014 eram apenas 8 torrefadoras atuando no setor; hoje são mais de 90), a Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), que congrega mais de 450 empresas que respondem por mais de 80% do consumo no mercado interno, desenvolveu um programa de certificação com metodologia específica para avaliação do café em cápsula.

Para a ABIC, o desenvolvimento desse segmento de mercado poderá gerar boas oportunidades de negócios a inúmeras empresas de todos os portes; entretanto, é preciso auxiliar e apoiar o industrial no conhecimento dos atributos de qualidade de café em cápsula, a fim de que ofereça aos consumidores qualidades diferenciadas. Exatamente por isso, a entidade, que já conta com Programas de Certificação para Pureza e Qualidade do Café Torrado/Moído, passa a contar com a certificação de cafés em cápsulas.

A metodologia para avaliação das características da bebida de café em cápsulas foi desenvolvida no último ano em trabalho conjunto pelo GAC – Grupo de Avaliação do Café, do Sindicafé – São Paulo, do ITAL – Instituto de Tecnologia de Alimentos e o Lab Carvalhaes, que são laboratórios credenciados pela ABIC para análise de café, com apoio do Instituto Totum, responsável pelo gerenciamento do programa. O objetivo é oferecer ao industrial uma avaliação global do seu produto, como as características da crema (cor, brilho, persistência, consistência), os atributos da bebida, como amargor, adstringência, corpo e sabor, e a intensidade da bebida, que é o grau de persistência do aftertaste (retrogosto), avaliado em uma escala de 0 a 10, além de características físicas, como peso do café, ponto de torra, granulometria e espessura da crema, entre outros.

A avaliação das cápsulas se baseia no uso da análise sensorial para o café, hoje largamente difundida em todo o mundo. No Brasil, o Programa de Qualidade do Café – PQC, da ABIC, que conta hoje com 586 produtos certificados nas categorias Tradicional (301), Superior (129) e Gourmet (156), já a utilizou em mais de 4.000 laudos de cafés torrados/moídos para filtrados ou expressos. Agora, esta experiência será utilizada para avaliar os cafés em cápsulas das diversas marcas e sistemas existentes no país. O programa é por adesão e, após avaliação do produto, será autorizado o direito de uso do Selo de Certificação ABIC para Café em Cápsula, cujo laudo vai indicar a intensidade da bebida, que poderá ser impressa nas embalagens.

 

FONTE: Paraíba Total

Data: 17/05/2016

Utilizamos cookies para que você tenha uma boa experiência em nosso site. Saiba mais.

  Eu aceito cookies de www.institutototum.com.br.