Certificação Correspondente Transacional

INSCREVA-SE JÁ!

noticias

Festival das Cataratas realiza plantio para compensar emissões de gases de efeito estufa

O Festival das Cataratas continua firme em seus compromissos socioambientais. Na última sexta sexta-feira (13), a comissão organizadora do evento realizou o plantio de 441 mudas de árvores nativas como forma de compensação das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) geradas durante o Festival em 2017.
Promovida em uma área verde de Foz do Iguaçu (PR) que está sendo recuperada para a comunidade, a ação contou com a parceria da Itaipu Binacional, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e da Secretaria Municipal de Agricultura. Já o relatório foi realizado pelo Instituto para o Desenvolvimento do Turismo, Cultura, Esporte e Meio Ambiente (Idestur) seguindo a metodologia GHG Protocol (GreenhouseGasProtocol), utilizada mundialmente por empresas e governos no cálculo das emissões diretas.

De acordo com o inventário, mais de 72 toneladas de CO2 equivalente foram emitidas durante atividades como montagem e desmontagem das estruturas do evento, uso de água e energia, viagens dos participantes, e excesso de produção de lixo. O cálculo de 441 mudas plantadas segue um estudo realizado pelo Instituto Totum e pela ESALQ/USP, em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica, que aponta que cada árvore da Mata Atlântica absorve 163,14 kg de gás carbônico (CO2) equivalente ao longo de seus primeiros 20 anos.

Preocupação Socioambiental

Esta não é a única ação do Festival das Cataratas em relação ao meio ambiente. Todos os materiais gráficos e de folheteria, por exemplo, são produzidos com materiais reciclados. As bolsas distribuídas ao público têm como matéria-prima garrafas PET, e os participantes recebem sementes de espécies nativas da região.
A Mostra Regional de Produtos Sustentáveis, promovida em parceria com a Itaipu, abre espaço para os produtores de base familiar da região apresentarem produtos e serviços sustentáveis. A comunidade local também é beneficiada com a geração de empregos diretos e indiretos, além de ter acesso livre à Feira de Turismo e Negócios em um dos dias do evento.

Além disso, o Festival recebeu por dois anos consecutivos o Selo Sesi ODS de Evento Sustentável. As atividades têm ligação direta com pelo menos cinco dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS): Cidades e Comunidades Sustentáveis (11), Consumo Responsável (12), Combate às Mudanças Climáticas (13), Vida sobre a Terra (15) e Parcerias pelas Metas (17). “Sempre buscamos em nossas ações contribuir na implementação destas metas tão importantes para o nosso planeta”, destacou Elaine da Luz, assistente de Processos da De Angeli.

13º Festival das Cataratas
O Festival das Cataratas é uma realização da Secretaria Municipal de Turismo, com organização da De Angeli
Dias: 20, 21 e 22 de junho de 2018
Local: Rafain Palace Hotel & Convention
Foz do Iguaçu – PR – BR
045 3029 6603 / 99975 2402

Festival das Cataratas nas redes
Site: festivaldascataratas.com
Facebook: facebook.com/festivaldascataratas
Twitter: twitter.com/fitcataratas
Instagram: instagram.com/festivaldascataratas

 

Fonte: Jornal Dia Dia
Data: 17/04/2018

Utilizamos cookies para que você tenha uma boa experiência em nosso site. Saiba mais.

  Eu aceito cookies de www.institutototum.com.br.