noticias

Mês do Café: conheça o controle de qualidade da bebida favorita dos brasileiros

O sol raiou, o despertador tocou e você se prepara para começar mais um dia. Mas, antes de tudo, um ritual muito importante: a hora do café, a deliciosa bebida quente que revigora as energias, auxilia na saúde e te prepara para uma nova manhã. Reconheceu essa cena? A rotina é comum para a maioria dos brasileiros, e dá pra dizer que o café é onipresente na mesa de quase todos nós. A bebida é tão importante por aqui que ganhou até um dia próprio, o Dia Nacional do Café, comemorado todo dia 24 de maio. 

Mas você já parou pra pensar em como o seu café é certificado, e como é possível garantir que uma bebida de qualidade chegue até sua xícara? Fundada em 1973, a ABIC (Associação Brasileira da Indústria de Café) foi criada com o propósito de garantir que o produto que você possui na cozinha tenha a segurança alimentar e a confiabilidade que você merece.

Presente no país desde os tempos da colonização, o café está enraizado na cultura brasileira. Somos mundialmente conhecidos como um dos principais e melhores produtores do grão, e em nosso próprio país não é diferente. Com um trabalho realizado há 45 anos, a ABIC possui uma série de programas para assegurar que o café que consumimos no Brasil é o melhor que existe. Veja abaixo como funcionam os programas da associação e como reconhecer os selos que garantem que o seu café é certificado e com qualidade garantida.

 

Como funciona o Programa de Qualidade do Café

Algumas pessoas gostam de um café mais forte, cheio de personalidade. Outras já preferem algo mais tradicional, com um sabor mais leve. Já algumas optam por um café gourmet, enquanto outras prezam por um sabor diferente de todos os outros.

Se identificou? Se sua resposta for sim, a ABIC também é a responsável por te ajudar a encontrar seu café favorito com o melhor nível existente. Criado em 2004, o Programa de Qualidade do Café certifica a qualidade do produto final por meio de uma metodologia de análise sensorial, e classifica e diferencia os cafés em 4 categorias: Extra Forte, Tradicional, Superior e Gourmet. Além disso, a ABIC também audita as empresas produtoras de café durante todo o processo de industrialização, assegurando que o produto da melhor qualidade chegue até sua mesa.

Conheça o aplicativo De Olho no Café

Para facilitar a vida dos consumidores e estimular o consumo de um café de qualidade, a ABIC lançou no fim de 2007 o inovador aplicativo De Olho no Café. Com ele, você pode verificar em tempo real pelo seu celular as certificações conferidas pela entidade que cada marca possui.

Para utiliza-lo, é bem fácil: basta instalar o aplicativo gratuito no seu celular e escanear o código de barras do produto de seu interesse através do leitor da câmera.

Se precisar ou se não conseguir escanear, você também pode digitar o código de barras pelo teclado do seu aparelho.

Depois desse processo simples, o aplicativo informará se o produto é ou não certificado pela ABIC, e o consumidor também poderá avaliar o café de acordo com suas próprias impressões, podendo compartilhar seus comentários e opiniões sobre o produto degustado. Posteriormente, a ABIC irá compilar esses dados recolhidos com os consumidores e enviá-los às empresas, garantindo que a sua voz chegue até os produtores de café e estimulando que o café brasileiro se torne cada vez melhor.

O aplicativo foi desenvolvido pelo Instituto Totum, agência responsável pelo gerenciamento dos programas da ABIC, e é compatível com os sistemas iOS e Android, podendo ser baixado gratuitamente pelo Google Play e pela APP Store.

Agora que você já sabe como funcionam as certificações e o controle de qualidade do café nacional e já baixou o aplicativo, que tal degustar uma deliciosa xícara da bebida favorita dos brasileiros? E lembre-se: café de qualidade é café certificado pela ABIC.

Data: 30/05/2018
 

Utilizamos cookies para que você tenha uma boa experiência em nosso site. Saiba mais.

  Eu aceito cookies de www.institutototum.com.br.