noticias

Franca inscreve para certificação da Aneps

Documento agora é obrigatório para quem atua como correspondente na área de crédito

Os profissionais que atuam como correspondentes no Brasil precisam obter uma certificação para continuar exercendo esta atividade. A medida é obrigatória, conforme a Resolução 3.954/11 do Banco Central. O objetivo é regulamentar e qualificar a atuação desses profissionais, tornando a operação de crédito mais segura e transparente para o consumidor.

A Associação Nacional das Empresas Promotoras de Crédito e Correspondentes no País (Aneps), primeira a lançar a certificação, contabiliza 5 mil agentes certificados no País. E está inscrevendo em Franca para a prova que fornece o certificado obrigatório.

Segundo a Aneps, a carteira de Certificação Profissional para o exercício da atividade de correspondente já está sendo exigida por alguns bancos e financeiras, como um diferencial de mercado.

As provas para obter a Certificação da ANEPS estão acontecendo em todo o País. Em Franca as avaliações acontecem na sede da Universidade Metodista de cursos a distância. O calendário de provas encontra-se disponível no site www.certificacaoaneps.com.br. Na cidade a prova acontece na próxima sexta-feira, das 16h às 18h.

Para realizar as provas e obter a certificação, o candidato precisa comprovar formação escolar (4ª série ou, hoje, 5º ano do ensino fundamental) e aceitar o Código de ética e Conduta da Anesp.

Além da certificação completa, o profissional pode optar por três áreas de atuação: crédito consignado; crédito imobiliário e veículos/CDC. Para a certificação completa o custo da inscrição é de R$ 220,00 e para cada modalidade é de R$ 165,00.

Capacitação

O processo prevê também a capacitação profissional dos agentes. Neste caso, a Aneps pode indicar instituições parceiras que realizam a capacitação.

A associação é responsável pela certificação, governança de todo o processo e é a única entidade do mercado a emitir a Carteira de Certificação Profissional do Agente de Correspondente.

As provas estão a cargo do Instituto Totum, responsável pela gestão das inscrições, agendamentos e aplicação dos exames.

fonte: Diário da Franca / francasite.com
Data: 02/04/2013

Utilizamos cookies para que você tenha uma boa experiência em nosso site. Saiba mais.

  Eu aceito cookies de www.institutototum.com.br.