noticias

Processo de Certificação da ANEPS tem inscrições abertas no Rio de Janeiro

Os profissionais que atuam como agentes de correspondentes no Brasil precisam obter uma certificação para continuar exercendo esta atividade no mercado. A medida é obrigatória, conforme a Resolução 3.954/11 do Banco Central. O objetivo é regulamentar e qualificar a atuação desses profissionais, tornando a operação de crédito mais segura e transparente para o consumidor.

A Associação Nacional das Empresas Promotoras de Crédito e Correspondentes no País (ANEPS), primeira a lançar a certificação, contabiliza cinco mil agentes certificados no País.

As provas para obter a Certificação da ANEPS estão acontecendo em todo o País. As inscrições devem ser feitas pelo site da entidade [www.certificacaoaneps.com.br] e os interessados poderão consultar todas as informações sobre o Programa de Certificação. No Rio de Janeiro, as avaliações serão realizadas no Espaço Estação, nas seguintes datas: 13/09, 27/09, 25/10 e 08/11.

Certificação profissional -Para realizar as provas e obter a certificação, o candidato precisa comprovar formação escolar (4ª série ou, hoje, 5º ano do ensino fundamental) e aceitar o Código de Ética e Conduta da ANEPS.

Além da certificação completa, o profissional pode optar por três áreas de atuação: crédito consignado; crédito imobiliário e veículos/CDC. Para a certificação completa o custo da inscrição é de R$ 220,00 e para cada modalidade é de R$ 165,00.

O processo prevê também a capacitação profissional dos agentes. Neste caso, a ANEPS pode indicar instituições parceiras que realizam a capacitação.

A ANEPS é responsável pela certificação, governança de todo o processo e é a única entidade do mercado a emitir a Carteira de Certificação Profissional do Agente de Correspondente.

As provas estão a cargo do Instituto Totum responsável pela gestão das inscrições, agendamentos e aplicação dos exames. O Programa de certificação da ANEPS começou em julho de 2011.

fonte: Portal Fator Brasil
Data: 29/08/12

Utilizamos cookies para que você tenha uma boa experiência em nosso site. Saiba mais.

  Eu aceito cookies de www.institutototum.com.br.