noticias

Mais de 70% dos profissionais que trabalham na venda de crédito são mulheres

por Marina Rossi

A democratização do crédito no Brasil ampliou também a atuação dos correspondentes, que são os profissionais que fazem o elo entre o consumidor e a instituição financeira credora.

Dados do Banco Central apontam que existem hoje 160.943 correspondentes no Brasil e 180 mil pontos de atendimentos mantidos por correspondentes contratados, mas não há informações mais concretas sobre quem são esses profissionais.

A Associação Nacional das Empresas Promotoras de Crédito e Correspondentes no País (ANEPS), em conjunto com o Instituto Totum, está começando a mudar essa realidade a partir do processo de certificação dos correspondentes.

Prevista pela Resolução 3.954/11 do Banco Central, a certificação é uma medida obrigatória e os agentes de correspondentes têm até fevereiro de 2014 para se regularizarem.

Com base nos dados coletados pelo Instituto Totum, já dá para traçar o perfil dos primeiros cinco mil agentes de correspondentes certificados pela ANEPS.

Segundo o levantamento, a maioria, 71%, é do sexo feminino e apenas 29% do sexo masculino. “Os dados refletem a realidade de mercado. As mulheres realmente conseguem prestar ao cliente um atendimento diferenciado”, analisa Marciano Testa, Vice-presidente da ANEPS.

O nível de escolaridade surpreendeu. Quase metade dos correspondentes, ou seja, 49%, tem nível médio completo, 36% possuem nível superior e 7% nível superior incompleto. Os dados ainda indicam que 3% não terminaram o nível médio e 5% possuem apenas o ensino fundamental.

A distribuição por faixa etária teve maior concentração entre 25 e 30 anos, com 34% do total. Em seguida estão profissionais com idade entre 18 e 24 anos (29%) e entre 31 e 40 anos (21%).

De acordo com o levantamento, os Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Ceará, Pernambuco e Bahia foram os que registraram o maior número de inscritos para o processo de certificação.

fonte: Portal Isto É Dinheiro
Data: 09/08/12

Utilizamos cookies para que você tenha uma boa experiência em nosso site. Saiba mais.

  Eu aceito cookies de www.institutototum.com.br.