Certificação Correspondente Transacional

INSCREVA-SE JÁ!

noticias

Aneps lança Certificação de Crédito Agrícola-Agronegócio

A Aneps, em parceria com o Instituto Totum, acaba de lançar essa nova modalidade de certificação, visando a capacitação específica dos correspondentes que atuam nesse segmento e, com isso, a profissionalização do setor.
 
A Associação Nacional das Empresas Promotoras de Crédito e Correspondentes no País (Aneps) coloca a disposição dos correspondentes em atividade no país mais uma modalidade de certificação. Trata-se da Certificação de Crédito Agrícola-Agronegócio Aneps, que garante a adequada capacitação dos correspondentes para exercer todas as atividades relacionadas especificamente a essa área, constituindo-se em um importante diferencial para os agentes que atuam nesse mercado. Essa certificação atende ao que dispõem as resoluções 3954/11, 3959/11 e 4294/13 do Banco Central (BC), que torna obrigatória a certificação de todo e qualquer correspondente em atividade no país.
 
De acordo com declarações de João Ricardo Villas Bôas, vice-presidente de Formação e Certificação da Aneps, a entidade está investindo na profissionalização do segmento, a qual passa pela certificação dos agentes. “A certificação norteia a conduta do profissional de acordo com princípios éticos; é condição fundamental para a segurança do sistema financeiro e a satisfação das necessidades dos usuários”, declara.
 
O desenvolvimento dessa nova modalidade de certificação, realizado em parceria com o Instituto Totum, foi gerado por demanda do próprio setor financeiro. “O assunto foi pesquisado pela Aneps junto às instituições reguladoras do setor agrícola, como o Ministério da Agricultura, BNDES e BC, e também aos bancos comerciais que atuam nesta modalidade de crédito. O resultado dessa pesquisa foi encaminhado ao Instituto Totum para a elaboração do banco de questões para a prova de certificação”, esclarece Villas Bôas.
 
Conhecimentos específicos
 
Além de verificar os conhecimentos dos candidatos sobre ética nos negócios, fundamentos do mercado financeiro e sistema financeiro nacional, na prova são avaliados aspectos relacionados às características dos produtos disponíveis, impostos incidentes sobre as operações de crédito, cuidados na contratação, Finame Agrícola e Programa de Sustentação do Investimento (PSI), Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural (Pronamp), Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), entre outros.
 
Fernando Lopes, diretor do Instituto Totum, acrescenta que, para serem aprovados, os candidatos têm de “demonstrar conhecimentos técnicos sobre as definições, produtos e tipologia do crédito agrícola, bem como os referentes às normas e leis vigentes sobre a ética nos negócios e papel do correspondente, sendo necessário um mínimo de 70% de acerto na prova para ser aprovado e tornar-se correspondente agrícola certificado”.
 
A nova modalidade de certificação difere da certificação completa, também oferecida pela parceria Aneps/Instituto Totum, pois esta é específica, voltada aos correspondentes que prestam o atendimento a pessoas físicas e jurídicas interessadas na aquisição de produtos financeiros ligados ao crédito agrícola. A certificação completa da Aneps é voltada aos profissionais que atendem a pessoas físicas e/ou jurídicas interessadas em crédito consignado, imobiliário e veículos-CDC.
 
O diretor do Instituto Totum informa que, em virtude da especificidade das operações de crédito agrícola, o correspondente que obteve a certificação completa, mas que já atua ou que está interessado em atuar nesse segmento deve se certificar por meio da realização de prova específica para o produto.
 
Segundo ele, a Aneps, que é a maior certificadora do país, com mais de 82 mil inscritos em sua base de dados, é a única a oferecer essa opção de certificação no país. A prova para a Certificação de Crédito Agrícola-Agronegócio da Aneps é oferecida exclusivamente na versão remota.
 
Mais informações encontram-se disponíveis no site www.certificacaoaneps.com.br.
 

Utilizamos cookies para que você tenha uma boa experiência em nosso site. Saiba mais.

  Eu aceito cookies de www.institutototum.com.br.