noticias

Programa de Certificação em Energia Renovável da ABEEólica passa a dar pontos para obtenção do LEED

Kelly Amorim, do Portal PINIweb

 

As empresas brasileiras interessadas em obter a certificação Leadership in Energy and Environmental Design (LEED), concedida pelo U.S. Green Building Council (USGBC) aos projetos sustentáveis, poderão receber pontos no requisito de energia renovável com uso de certificados do Programa de Certificação em Energia Renovável, criado pela Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica) e pela Associação Brasileira de Energia Limpa (Abragel) em parceria com o Instituto Totum.

O acordo firmado em março entre as entidades viabiliza a compra de certificados brasileiros após um processo de auditoria feito por certificadoras independentes. Caso o parecer dos auditores seja favorável, as empresas produtoras de energia recebem os selos emitidos pela ABEEólica e a Abragel, sob a gestão do Instituto Totum.

O primeiro projeto brasileiro a buscar a certificação LEED utilizando o Programa de Certificação foi o Citibank que adquiriu 244 certificados do empreendimento SPE Ninho da Águia Energia S.A., da CPFL Renováveis. Esse montante equivale ao uso de 244 Mega Watts por hora (MWh) de energia renovável certificada.

Para a presidente executiva da ABEEólica, Elbia Silva Gannoum, a utilização o Programa de Certificação como um dos critérios de elegibilidade de um edifício a ser certificado pelo LEED é uma conquista importantíssima para o programa brasileiro e tem como objetivo promover a geração de fontes não convencionais de energia.

De acordo com levantamento divulgado em fevereiro pelo GBC Brasil, o País é o terceiro no ranking mundial com o maior número de empreendimentos certificados pelo LEED, com 223 projetos certificados e 950 em fase de aprovação.

Para mais informações sobre o programa, clique aqui

 

FONTE: PINI-TÈCHNE

Data: 13/04/2015

Utilizamos cookies para que você tenha uma boa experiência em nosso site. Saiba mais.

  Eu aceito cookies de www.institutototum.com.br.