noticias

ABEEólica, Abragel, Instituto Totum e CCEE assinam acordo de cooperação

A Associação Brasileira de Energia Eólica, a Associação Brasileira de Energia Limpa, o Instituto Totum e a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica celebram um acordo de cooperação, visando dar maior robustez ao Certificado e Selo de Energia Renovável. A assinatura aconteceu durante o Brazil Windpower 2016 que está sendo realizado no Rio de Janeiro.
 
De acordo com este compromisso assumido entre as partes, a CCEE passará a apoiar o processo de certificação sempre que for necessária a verificação dos dados de geração de energia proveniente de fontes renováveis. A confirmação e a certificação digital dos dados de fonte independente estão de acordo com as melhores práticas adotadas pelos certificadores internacionais. Importante mencionar, ainda, que esta credibilidade é fundamental e cumpre requisitos do acordo também assinado nesta quarta-feira com a plataforma mundial de comercialização do IREC.
 
“A CCEE apoia iniciativas voltadas ao futuro sustentável do mercado de energia elétrica no Brasil. Por isso, acreditamos que o Certificado e o Selo de Energia Renovável incentivam os consumidores a valorizarem este aspecto, agregando valor tanto para o gerador como para o comprador da energia de fontes renováveis”, comenta o presidente do Conselho de Administração da CCEE, Rui Altieri. “Um dos pilares do Sistema de Certificação de Energia Renovável é a confiabilidade dos dados de geração de energia e a cooperação com a CCEE garante ainda mais credibilidade aos RECs emitidos no Brasil”, explica Fernando Giachini Lopes, Diretor do Instituto Totum.
 
“O Certificado e o Selo de Energia Renovável certamente ganham muito com esse acordo de cooperação, que cumpre ainda diretrizes do IREC para comercialização em sua plataforma, mundialmente utilizada”, explica Elbia Gannoum, presidente executiva da ABEEólica. A presença da CCEE nesse acordo corrobora os dados referentes ao potencial das fontes renováveis no atendimento ao mercado de energia de forma sustentável. Entendemos essa iniciativa como sendo um importante passo na consolidação das fontes de energia limpa, como um pilar do desenvolvimento da sociedade para o futuro, explica Thiago Abreu, gerente executivo da Abragel.
 
Fonte: Da Agência CanalEnergia, Meio Ambiente 
31/08/2016 - 16:27h

Utilizamos cookies para que você tenha uma boa experiência em nosso site. Saiba mais.

  Eu aceito cookies de www.institutototum.com.br.