noticias

Parceria entre International REC Standard e Instituto Totum traz plataforma mundial Renewable Energy Certificate (REC) para o Brasil

A partir de setembro de 2016 será possível registrar projetos de energia renovável e emitir RECs compatíveis com a plataforma I-REC no Brasil. Os empreendimentos de energia renovável poderão ser listados na plataforma mundial I-REC Services graças a uma parceria entre o Instituto Totum e a International REC Standard. "Esperamos ver uma demanda crescente por energia renovável no Brasil. Esta parceria vai contribuir para aumentar a consciência dos consumidores sobre o direito de escolher eletricidade produzida a partir de fontes renováveis para suas casas e empresas ", afirma o diretor do Totum, Fernando G. Lopes.


O Instituto Totum coordena o programa de certificação de energia renovável no Brasil, e é o emitente local dos RECs (cada certificado equivale a 1 MWh de eletricidade produzida a partir de fontes renováveis). Cabe ao Totum ao Totum a responsabilidade pela verificação dos empreendimentos de geração de energia no País e a respectiva emissão dos certificados.


Lançado em 2015, o padrão I-REC autorizou emissores em mais de 10 países no mundo, que já certificaram mais de 50 projetos de energia. O uso do padrão I-REC para projetos nacionais tende a crescer, pois os consumidores estão reconhecendo os benefícios dessa normatização internacional.


De acordo com Lopes, do Totum, empresas internacionais com operações no Brasil devem ser os primeiros usuários do sistema pelo fato de já estarem familiarizados com o padrão I-REC e os seus rigorosos requisitos e procedimentos de produção de energia renovável, emissão de certificados e verificação de dados necessários para evitar a dupla contagem ou dupla emissão de RECs. No longo prazo, a expectativa é de que o padrão I-REC também seja utilizado pelas pequenas e médias empresas.


O primeiro empreendimento no País a ser certificado com o padrão I-REC pelo Totum é a Usina Eólica Macaúbas Energética S.A., no estado da Bahia, controlada pela subsidiária brasileira da norueguesa Statkraft. A Statkraft uniu esforços com o Instituto Totum e I-REC Services para abrir este mercado no Brasil, após experiências de sucesso na Europa e outras partes do mundo.


A parceria com a I-REC Standard é um reconhecimento pelo trabalho do Totum na área de energias renováveis desde 2012, em estreita colaboração com a Associação Brasileira de Geração de Energia Limpa (Abragel), Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeeólica) e Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) no âmbito do Programa de Certificação de Energia Renovável, responsável pela comercialização de mais de 45.000 mil RECs desde março 2014.


Sobre o Instituto Totum


O Instituto Totum é um Organismo de Certificação que atua no mercado de auditoria independente, selos e programas de autoregulamentação, desde 2006, gerenciando mais de uma dezena de selos e programas de certificação nos mais variados segmentos. Ele fornece soluções integradas aos clientes, desde a concepção até a execução de projetos concebidos para integrar e desenvolver cadeias de negócios através de selos e certificações setoriais.

 

FONTE: Maxpress

Data: 31/08/2016

Utilizamos cookies para que você tenha uma boa experiência em nosso site. Saiba mais.

  Eu aceito cookies de www.institutototum.com.br.