noticias

Você sabe o que é um Certificado de Energia Renovável?

Há algum tempo, nós publicamos aqui na Agência ABEEólica uma matéria explicando o que é o Programa Brasileiro de Certificação de Energia Renovável. Por esse sistema, quando uma geradora de energia está certificada, a energia gerada é acompanhada da geração dos Certificados de Energia Renovável (RECs) correspondentes ao montante produzido. Agora é hora de detalhar um pouco sobre o que são os RECs, os Certificados de Energia Renovável. Listamos, abaixo, algumas de suas características:

– Cada REC representa 1MWh de energia injetada no sistema. Um REC é a prova de que 1 MWh (um megawatt hora) foi injetado no sistema a partir de uma fonte de geração de energia renovável.

– Há RECs de energia eólica, solar, hídrica ou biomassa

– Cada REC tem uma “data de nascimento”, já que ele tem em sua identidade o mês e ano em que aquela energia foi gerada.

– Há diferentes tipos de RECs porque há empreendimentos que também possuem algum selo específico ou característica Socioambiental: existem usinas certificadas com normas socioambientais, outras possuem créditos de carbono, etc.

– Quando um consumidor adquire um REC, ele se apropria, por meio de um certificado, daquela energia que foi injetada no sistema e aquele REC não será usado por mais ninguém e aquela quantidade de energia sai da conta do sistema.

Em resumo, cada comprador possui uma exigência específica e os RECs são claramente identificados para permitir essa livre escolha, que pode se traduzir em valores ou preços diferenciados. O gráfico abaixo mostra a evolução das transações de RECs no Brasil nos últimos anos, conforme levantamento feito pelo Instituto Totum, que coordena o Programa de Certificação de Energia Renovável e é o emitente local dos RECs. Em 2016, foram negociados 107.543 RECs, contra 13.462 em 2015. A expectativa do Totum é que até o final de 2017 o mercado movimente cerca de 1 milhão de RECs.

imagem

 

Quer saber mais? Consulte www.seloenergiarenovavel.com.br

 

O conteúdo acima foi elaborado pelo Instituto Totum e pela ABEEólica, associação que congrega mais de 100 empresas de toda a cadeia produtiva do setor eólico e tem como principal objetivo trabalhar pelo crescimento, consolidação e sustentabilidade dessa indústria no Brasil.

 

Data: 25/04/2017

Fonte: ABEEólica

Utilizamos cookies para que você tenha uma boa experiência em nosso site. Saiba mais.

  Eu aceito cookies de www.institutototum.com.br.