noticias

Certificação de Energia Renovável: ciclo virtuoso para empresas, sociedade e o meio ambiente

O mundo passa por um período de preocupação e constantes discussões a respeito do futuro do ambiente e das próximas gerações. Sustentabilidade é tema central do debate. Nesse cenário, é de suma importância fomentar o mercado de energia renovável, com fontes ilimitadas e baixo impacto ambiental.

Uma empresa que investe em energia renovável tem em seu DNA a preocupação com o planeta. Além de colaborar com a redução de emissão de gases de efeito estufa, ajuda a reduzir a necessidade de energia gerada por combustíveis fósseis. Mas é necessário ficar atento às possibilidades e ir além do que é exigido pela legislação.

Em meados do ano passado, detectamos a oportunidade de ratificar a condição da Atlantic como empresa socioambientalmente responsável e inovadora no mercado com o processo de conquista da Certificação de Energia Renovável nos Parques Eólicos Eurus II, Renascença V e no Complexo Eólico Morrinhos. Para a empresa, que já seguia as normas que viriam a ser auditadas pela ABS Quality Evaluations, era simples obter a certificação concedida pelo Instituto Totum e bastou comprovar procedimentos, trabalhos e programas já realizados.

Entretanto, a conquista consolidada em dezembro possibilitaria o mais importante: compartilhar a certificação com pessoas físicas e outras empresas, inclusive empresas que não investem em energias provenientes de fontes renováveis. Como não bastava ir além da legislação e oferecer os benefícios da Certificação, desenvolvemos o Ciclo AmbientAR, um programa inédito para gerar ainda mais melhorias à sociedade.

O Ciclo AmbientAR oferece os Certificados de Energia Renovável, chamados de REC Brazil. Cada REC gerado corresponde a 1MWh de energia renovável injetada na rede, energia gerada com baixo impacto socioambiental e práticas recomendadas de sustentabilidade. O consumidor que adquirir o REC pode confiar no sistema de forma a usá-lo em suas declarações socioambientais, assim como atestar o uso de energia renovável em suas instalações e processos.

Ou seja, o primeiro benefício ao realizar a compra de Certificados de Energia Renovável é o incentivo ao mercado de energias renováveis. A empresa que adquirir créditos agrega à sua marca todos os valores sustentáveis deste tipo de projeto e pode divulgar para a sociedade o investimento em REC. Lembrando que o crescimento do setor vai ampliar o impacto desse tipo de geração na matriz energética nacional.

Além disso, há ainda o incremento exclusivo do Ciclo AmbientAR: a garantia de que o valor investido na compra de créditos será revertido em parte para projetos que beneficiam as comunidades das regiões onde estão os empreendimentos da Atlantic. A sociedade e o meio ambiente só têm a ganhar com o investimento.

Para completar o ciclo virtuoso, por experiência interna, há ainda a satisfação dos colaboradores da empresa ao observarem e participarem de ações socioambientais. Na Atlantic, todos os colaboradores são envolvidos de alguma forma em ações em prol da comunidade, e esse envolvimento é muito positivo. Quem não acha gratificante saber que o seu trabalho, mesmo que indiretamente, resulta em algo benéfico para a sociedade?

Agora, com a Certificação de Energia Renovável, a Atlantic compartilha também esse benefício com quem se interessar.

José Roberto de Moraes, CEO da Atlantic Energias Renováveis

 

FONTE: ABEEólica
Data: 29/05/2017

Utilizamos cookies para que você tenha uma boa experiência em nosso site. Saiba mais.

  Eu aceito cookies de www.institutototum.com.br.