Certificação Correspondente Transacional

INSCREVA-SE JÁ!

Compensação ambiental

Saiba como reduzir os efeitos das emissões de gases de efeito estufa geradas pela sua empresa ou evento

Nos últimos anos, os problemas ambientais têm se tornado cada vez mais evidentes, acarretando no aumento da conscientização das pessoas frente a estes problemas. Com isso, a procura por formas de mitigar os impactos que contribuem com as Mudanças do Clima tem se tornado cada vez maior.

Atividades do nosso dia-a-dia são responsáveis por emissões pontuais destes gases. A realização de um evento, por exemplo, é capaz de lançar na atmosfera algumas toneladas de gás carbônico (CO2), mesmo sem se tratar de um processo industrial.

Por isso é fundamental que a sociedade como um todo tome atitudes que contribuam com a diminuição das emissões de Gases causadores do Efeito Estufa (GEE), principal fator intensificador do aquecimento global.

Com o intuito de auxiliar as empresas na compensação das emissões de eventos e empresas, o Instituto Totum realiza o trabalho de quantificação de emissões e certificação da compensação dessas emissões.

O processo de compensação pode se dar de diversas formas, tanto através do reflorestamento como através da aquisição de créditos de carbono. E o Totum pode te auxiliar em todos esses processos.

Aquisição de Créditos de Carbono do mercado voluntário

Uma das maneiras de se compensar as emissões de uma determinada atividade é através da aquisição de créditos de carbono de mercados regulados e/ou voluntários, gerados através da implementação de projetos de redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE) em organizações. Esses projetos são validados por entidades independentes seguindo regras determinadas por padrões escolhidos, como por exemplo o Verified Carbon Standard (VCS).

O Verified Carbon Standard (VCS) é um padrão desenvolvido para todos os tipos de projetos de redução de GEE e foi estabelecido por organizações não-governamentais, associações industriais, companhias de certificação, desenvolvedores de projetos e aquisitores de créditos. O objetivo é validar e verificar de forma rigorosa e confiável as reduções de GEE e assegurar benefícios sociais e ambientais básicos. O VCS é o padrão mais apoiado pelo setor privado e é considerado um dos mais críveis do mercado voluntário.

O Totum possui uma carteira de créditos que foram gerados através de projetos de redução de emissões validados pelo padrão VCS (veja registro dos créditos). Adquirindo esses créditos você estará apoiando projetos que contribuem com o meio ambiente e adquirindo um selo que poderá ser utilizado nos materiais institucionais da organização e demais mídias.

credito-de-carbonoPara adquirir os créditos e entender 
um pouco mais de como esse processo 
funciona, clique aqui ou entre em contato 
com o Instituto Totum (11) 3372-9574.

 

Entenda um pouco mais sobre mercado de carbono

São denominados mercados voluntários de carbono aqueles nos quais compradores e vendedores não estão contingenciados por legislações mandatórias. O mercado voluntário de carbono surgiu para suprir demandas por produtos e serviços ambientalmente conscientes. Isto permite que empresas construam sua imagem e reputação como uma empresa consciente e que ‘faz a sua parte’ em relação ao tema mudança do clima. Por meio disso, empresas expandem suas vendas, diferenciam seus

produtos, garantem a perenidade do seu negócio e ganham vantagens competitivas dentro de seu setor de atuação.

Enquanto no mercado regulado são governos e órgãos multilaterais que determinam as regras, no mercado voluntário o próprio mercado determina que parâmetros devam ser seguidos e quais regras estabelecidas. Cada grupo de regras para a o desenvolvimento de projetos de redução de emissão é chamado de Padrão. Por ser um mercado focado em reputação e imagem, a credibilidade destes padrões é essencial no mercado voluntário. Estes padrões devem criar projetos e créditos que respeitam legislações, primam pela integridade ambiental e que efetivamente reduzem emissões de gases de efeito estufa.

Veja abaixo outros programas de compensação que o Totum esteve envolvido:

bradescoselo-14unicaindy-300