Certificação Correspondente Transacional

INSCREVA-SE JÁ!

PRÓ-GESTÃO RPPS

Programa de Certificação Institucional e Modernização da Gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.


Os Regimes Próprios de Previdência Social - RPPS são constituídos mediante lei de cada ente federativo, com a finalidade de prover os direitos previdenciários dos servidores públicos titulares de cargos efetivos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, devendo assegurar o caráter contributivo e solidário e o equilíbrio financeiro e atuarial, em consonância com os preceitos dos artigos 40, 149, § 1º e 249 da Constituição Federal.

O Pró-Gestão RPPS tem por objetivo incentivar os RPPS a adotarem melhores práticas de gestão previdenciária, que proporcionem maior controle dos seus ativos e passivos e mais transparência no relacionamento com os segurados e a sociedade. As implantações das boas práticas de gestão permitirão maior estabilidade na gestão e consolidação de avanços, evitando que as naturais mudanças no comando político do ente federativo resultem em descontinuidade ou retrocessos na gestão previdenciária.

O Pró-Gestão RPPS contempla três dimensões, que representam os pilares sobre os quais a modernização da gestão se sustentará: Controles Internos, Governança Corporativa e Educação Previdenciária. Cada uma dessas três dimensões possui um grupo de ações relacionadas, a serem cumpridas pelo RPPS.

As vantagens que a certificação proporciona para as organizações: 

a) Melhoria na organização das atividades e processos.
b) Aumento da motivação por parte dos colaboradores.
c) Incremento da produtividade.
d) Redução de custos e do retrabalho.
e) Transparência e facilidade de acesso à informação.
f) Perpetuação das boas práticas, pela padronização.
g) Reconhecimento no mercado onde atua.

O Instituto Totum é uma “entidade certificadora” credenciada pela Secretaria de Previdência do Ministério da Fazenda para realizar auditorias seguindo os requisitos estabelecidos pelo programa Pró-Gestão.

O Instituto Totum se responsabiliza pelos resultados da auditoria durante o período de vigência do contrato firmado junto com a RPPS.

Para obter mais informações sobre o Programa, entre em contato com o Instituto Totum através do e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou no telefone (11) 3372-9576.

Caso sua organização esteja interessada em se certificar no programa Pró-Gestão, clique aqui para obter a proposta de Certificação.

Como existe uma grande amplitude de escala entre Entes Federativos e Unidades Gestoras de RPPS, além de diferentes Níveis de Certificação, as estimativas de custo podem variar desde cerca de R$ 5.000,00 até R$ 25.000,00. Para obter uma proposta formal adequada, contate o Instituto Totum.

Para conhecer melhor o programa, clique no link da Secretaria da Previdência http://www.previdencia.gov.br/regimes-proprios/pro-gestao-rpps/

Utilizamos cookies para que você tenha uma boa experiência em nosso site. Saiba mais.

  Eu aceito cookies de www.institutototum.com.br.