Certificação Correspondente Transacional

INSCREVA-SE JÁ!

  • Home
  • Selo
  • ABIC – Programa de Qualidade do Café (PQC)

ABIC – Programa de Qualidade do Café (PQC)

selo-3Sucessor do Selo de Pureza, o "Programa da Qualidade do Café – PQC" foi criado em 2004 com auxílio direto do Instituto Totum.

O objetivo da ABIC com este Selo é garantir a qualidade da bebida e sua manutenção, demonstrar a qualidade do café brasileiro para o mercado e aumentar a satisfação dos consumidores, aumentando assim o consumo interno de café.

O programa já conta hoje com mais de 60 empresas certificadas, totalizando mais de 360 marcas.

Todas as atividades são gerenciadas pelo Instituto Totum, incluindo:

  • Concepção do Programa, envolvendo criação da norma, regulamento, termo de adesão, critério de homologação de certificadoras e auditores e laboratórios;
  • Gerenciamento do Programa, incluindo Treinamento, credenciamento e gerenciamento das atividades das Certificadoras, Coletora de amostras e Laboratórios de análises;
  • Reuniões interlaboratoriais periódicas para calibração dos Laboratórios, incluindo a emissão de relatórios estatísticos;
  • Atendimento e esclarecimento de dúvidas às indústrias já participantes ou que possuem interesse de adesão ao Selo;
  • Atualização periódica de toda a documentação do Selo;
  • Criação de sistemática e procedimentos detalhados para operação e gerenciamento do Selo;
  • Reuniões periódicas junto ao Comitê Permanente da Qualidade ABIC, para apresentação da perfomancedo Selo junto ao mercado e tomada de decisão sobre solicitações especiais e apelações provenientes de empresas certificadas;
  • Elaboração de relatórios técnicos periódicos ao Comitê Permanente da Qualidade ABIC, incluindo o detalhamento de todas as atividades realizadas relativas ao gerenciamento;
  • Elaboração de relatórios de benchmarking codificados para envio às empresas participantes do Selo, auxiliando-as a identificarem potenciais focos de desenvolvimento a partir de uma análise comparativa com o mercado.