ABIC – Círculo do Café de Qualidade
O Círculo do Café de Qualidade, lançado em 2004, está inserido dentro das diretrizes da ABIC de aumento do consumo interno de café no Brasil, visando o fortalecimento do setor e a melhoria do padrão de qualidade do café, diferenciando os melhores estabelecimentos e promovendo o café de alta qualidade.
Até o final de 2019, o programa contava com mais de 10 cafeterias certificadas.
Neste período, as atividades gerenciadas pelo Instituto Totum, foram:
- Concepção do Selo, incluindo criação da norma de referência, regulamento, regras para credenciamento de auditores;
- Operação do Programa, incluindo realização de auditorias nos estabelecimentos; atendimento e esclarecimento de dúvidas às cafeterias já participantes ou que possuem interesse de adesão ao Selo;
- Atualização periódica de toda a documentação do Selo, incluindo Norma, Regulamento, Matriz de Auditorias; criação de sistemática e procedimentos detalhados para operação e gerenciamento do Selo, incluindo documentos como Termo de Adesão, Questionário Preliminar de Adequação, entre outros;
- Realização das auditorias do Selo, em formatos documental e in loco;
- Reuniões periódicas junto ao Comitê Permanente da Qualidade ABIC, para apresentação da perfomance do Selo junto ao mercado e tomada de decisão sobre solicitações especiais e apelações provenientes de empresas certificadas;
- Elaboração de relatórios técnicos periódicos ao Comitê Permanente da Qualidade ABIC, incluindo o detalhamento de todas as atividades realizadas relativas ao gerenciamento;
- Disseminação do Selo junto à mídia.