Certificação Correspondente Transacional

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ANEPS

selo-10Atuando junto à ANEPS desde maio de 2011, o Instituto Totum criou e gerencia a Certificação dos Agentes dos Correspondentes.

Os Correspondentes atuam no estrito respeito à legislação vigente, com destaque para as Resoluções 3954 de 24/02/11 e 3959 de 31/03/11 do Banco Central e ao Código de Defesa do Consumidor.

O artigo 12 da resolução 3954 do Banco Central exige que o contrato firmado entre Instituição Financeira e Correspondente deve prever que os integrantes da equipe do Correspondente, que prestem atendimento em operações de crédito e arrendamento mercantil, sejam considerados aptos em exame de Certificação organizado por entidade de reconhecida capacidade técnica.

Para garantir a independência, isenção de conflitos de interesse e credibilidade para o esquema de Certificação de Agentes de Crédito, a ANEPS adotou toda uma estrutura de Governança específica para tratar dessa questão.

A ANEPS é detentora da Certificação e contratou o Instituto Totum de Desenvolvimento e Gestão Empresarial para o processo de gerenciamento do esquema de Certificação. O Instituto Totum é uma organização certificadora especializada na concepção e gerenciamento de programas de autorregulamentação.

O Instituto Totum é o responsável por todas as fases do processo de Certificação Profissional de Agentes de Crédito, desde a inscrição, elaboração e correção dos exames, até a liberação do registro. Isso garante a isenção operacional da ANEPS nesse processo, fortalecendo a credibilidade da Certificação.

Para saber mais sobre a certificação e efetuar sua inscrição, acesse o site da Aneps.