Certificação Correspondente Transacional

INSCREVA-SE JÁ!

empresa

Conheça o Instituto Totum

Atuando tanto no mercado regulado, por meio de várias acreditações junto ao Sistema Brasileiro de Certificação, quanto em iniciativas de autorregulação, o Instituto Totum é gerenciado por profissionais com grande experiência e altamente qualificados.

Os focos de atuação do Instituto Totum são:

  • Associações: os setores econômicos e associações de empresas desejam mecanismos válidos de autoproteção, legitimidade frente ao mercado e comunidade, aumento do mercado e ganhos econômicos de seus clientes e associados. Nesse sentido, o Instituto Totum atua na concepção, desenvolvimento e operação de Selos e Programas Setoriais.
  • Grandes Usuários ou Grandes Compradores: as organizações que adquirem serviços ou produtos em grandes volumes desejam garantia da qualidade dos fornecimentos e uniformidade dos produtos e serviços prestados pelos vários fornecedores. Para atender a esta demanda, o Instituto Totum atua no concepção, desenvolvimento e gerenciamento de Programas de Capacitação e Certificação de Fornecedores (incluindo Selos Corporativos).
  • Grandes Produtores ou Empresas: as organizações fabricantes de produtos ou fornecedoras de serviço desejam que o mercado identifique mais valor nos seus fornecimentos, ganho de visibilidade externa e confiança atestada, incluindo aspectos de sustentabilidade. Aqui se destacam as Certificações do mercado regulado (ISO 9000 e Verificação de Gases de Efeito Estufa), assim como iniciativas de transparência por meio de relatórios de auditoria.
  • Governo e Empresas Públicas: o governo e órgãos públicos desejam que os produtos e serviços fornecidos à sociedade representem proteção para a população, desenvolvimento de setores estratégicos e aumento de determinados mercados (internos e externos).
  • Entidades Profissionais e Grandes Contratantes de Recursos Humanos: cada vez mais o conceito de Certificação tem migrado do âmbito das empresas para os profissionais. Várias atividades chave necessitam de profissionais qualificados e que possuam um atestado de competência avaliado por terceira parte independente. Para atender a esta demanda, o Instituto Totum possui um sistema de gerenciamento de Certificação Profissional que atende às regras da ISO 17024 e que já certificou mais de 50.000 profissionais, como na Certificação de Correspondentes Transacionais.

O mundo todo tem vivenciado algumas tendências no que se refere à atuação das organizações e comportamento dos mercados:

  • Proteção do Mercado Via Auto-Regulamentação: muitas organizações se propõem a defender seu mercado de competidores com práticas empresariais inadequadas por meio da criação de normas e regulamentos que disciplinam a atuação num determinado mercado ou negócio.
    Os instrumentos de auto-regulamentação muitas vezes acabam se tornando a base para a criação de códigos legais compulsórios.
  • Harmonização de Mercados Via Agências Reguladoras: os governos deixam de ter uma função executiva operacional e passam a gerenciar os mercados atendidos coletivamente por meio de agências reguladoras que procuram avaliar a atuação das organizações (“players”) pelos seus resultados.
  • Aumento de Mercados Via Certificação e Selos: as organizações procuram diferenciar seus produtos e serviços aos olhos do mercado por meio da crescente onda de certificações ou selos de qualidade ou desempenho.
  • Desenvolvimento Setorial Via Normas Setoriais de Boas Práticas: muitos segmentos de negócio adotam normas de boas práticas como meio de alavancar o desempenho, qualidade e produtividade do setor como um todo.
  • Responsabilidade Socioambiental: este tópico deixou de ser um apêndice da gestão empresarial e passou a representar fator estratégico para organizações inseridas no mercado globalizado.