A experiência da usina GNR Fortaleza, uma parceria entre a Marquise Ambiental e a MDC Energia e referência nacional na produção de biometano a partir de resíduos urbanos, foi apresentada como case de sucesso durante a IFAT Brasil 2025, feira internacional para água, esgoto, drenagem e soluções em recuperação de resíduos, realizada em São Paulo, na última semana.
Localizada em Caucaia (CE), a planta purifica o gás gerado no aterro sanitário e injeta diretamente na rede da Cegás, distribuidora de gás natural do estado. O biometano já representa cerca de 15% do gás canalizado do Ceará e reduz aproximadamente 500 mil toneladas de CO₂ por ano, ao converter metano, um potente gás de efeito estufa, em energia renovável.
Responsável por 31,6% da produção nacional de biometano em 2024, a GNR Fortaleza também se destacou na emissão de certificados GAS-REC, instrumento de certificação ambiental concedido pelo Instituto Totum, que assegura a origem renovável do combustível. O GAS-REC foi desenvolvido para garantir que o biometano comercializado seja, de fato, proveniente de fontes renováveis, como resíduos agrícolas, esgoto e lixo orgânico, promovendo mais transparência e rastreabilidade no mercado de bioenergia.
A excelência da usina foi reconhecida em março deste ano, durante o I-REC Day Brazil 2025, o maior evento sobre ativos ambientais do país, onde a GNR Fortaleza foi premiada na categoria GAS-REC, reforçando o papel estratégico do biogás e do biometano na transição energética brasileira.
Para saber mais sobre a certificação GAS-REC, entre em contato com o Instituto Totum pelo e-mail: rec@institutototum.com.br.

Confira a matéria completa no link da bio

Compartilhe