Por Camila Maia
Cada vez mais focada em energias limpas e fontes renováveis, a AES Tietê se tornou a primeira companhia brasileira a ter uma usina com o certificado global I-REC a ser uma certificadora de clientes, o que garante que a energia comercializada seja “limpa”.
“Vimos no mercado que existe uma tendência muito forte nos clientes industriais e comerciais de busca de energias renováveis, redução da emissão de gases e sustentabilidade”, disse Ítalo Freitas, presidente da AES Tietê.
Segundo o executivo, muitos dos clientes têm o objetivo de ter até 100% da demanda atendida por energias renováveis. “Algumas vezes eles não conseguem provar aos investidores que usam energias renováveis”, disse, explicando que o certificado I-REC garante isso e é reconhecido no mundo todo. No Brasil, é feito pelo Instituto Totum.
Os alvos potenciais desses certificados são aqueles que querem fazer captações no exterior, por exemplo, de fundos que só permitem investimentos e aplicações de viés sustentável.
“Alguns países europeus que financiam projetos solicitam que as empresas tenham consumo de energia de fontes renováveis. Então, ao vender o certificado ao cliente garantindo que ele está comprando energia renovável, isso fica registrado no mundo todo, e pode ser acessado na base de dados do I-REC”, disse Freitas.
De acordo com ele, os países europeus já comercializaram, € 200 milhões nos certificados.
Cada I-REC emitido equivale a 1 megawatt-hora (MWh) de energia gerada. Por enquanto, a AES Tietê obteve a certificação da hidrelétrica de Água Vermelha, no rio Grande (MG), com 1.396 megawatts (MW) de potência instalada. “Temos 6,5 milhões de I-RECs para comercializar por ano só em Água Vermelha”, disse Freitas.
A AES Tietê tem ainda a possibilidade de construir uma usina eólica, solar, ou um sistema de geração distribuída para os consumidores, e solicitar a certificação desta energia.
Outro serviço oferecido pela companhia aos consumidores de energia que buscam sustentabilidade é o de reflorestamento. “Muitos dos nossos clientes têm obrigações de reflorestamento a cumprir, seja por demanda da controladora, ou também por demanda local. Nós utilizamos terrenos das nossas usinas para fazer o plantio e emitimos os certificados aos clientes”, disse. A AES Tietê também faz a manutenção das áreas reflorestadas.
FONTE: Valor Econômico
42ª Newsletter de Certificados de Energia Renovável
Santos Brasil lança programa de Compensação de Emissões de Carbono para clientes de carga LCL
Instituto Totum homenageia Banco Safra com placa do Selo de Energia Renovável