A Atvos tornou-se a primeira empresa geradora de energia de biomassa do Brasil a conquistar o Certificado Internacional de Energia Renovável. Concedido à Unidade Conquista do Pontal, o selo permite que a empresa passe a emitir I-RECs (Certificado Internacional de Energia Renovável, do inglês International Renewable Energy Certificate) ao mercado. Localizada em Mirante do Paranapanema (SP), a unidade exporta um volume de 360 mil MWh de energia elétrica a partir do bagaço da cana-de-açúcar por safra.
Coordenado pelo Instituto Totum, o Programa de Certificação busca fomentar o mercado de energia gerada a partir de fontes limpas e com alto desempenho em termos de sustentabilidade. “O objetivo dos certificados é reduzir as emissões de CO2 geradas pelo consumo de energia elétrica, garantindo a origem renovável. Somente com esse produto, evitamos anualmente a emissão de 1,2 milhão de toneladas de CO2 na atmosfera. Desta forma, as empresas comprometidas com as questões climáticas têm uma solução disponível de fácil acesso e a custos competitivos”, afirmou Mônica Alcântara, responsável por Sustentabilidade da Atvos.
O I-REC é uma plataforma internacional de transações que permite aos consumidores adquirirem o certificado de uma energia de fonte renovável rastreada para compensar as emissões pelo consumo de energia de origem fóssil ou de difícil comprovação de origem. Assim é possível alcançar metas de aumento de energia renovável para grandes empresas energo-intensivas, sem a necessidade de investimento em geração de energia própria. Cada I-REC equivale a 1 MWh de eletricidade produzida a partir das renováveis.
“É muito importante que o mercado possa contar com mais uma fonte de energia renovável, uma vez que a demanda de consumidores tem crescido, além de o certificado agregar valor à imagem da organização que os adquire”, destacou Fernando Lopes, sócio-diretor do Instituto Totum.
Conforme explicou Luiz Henrique Dias, líder da área de Energia da Atvos, a certificação confere garantia ao cliente de que a Unidade Conquista do Pontal atende a critérios de sustentabilidade, assim como agregação de todos os atributos ambientais: “Como cogeramos cerca de 2 mil GWh de energia elétrica por safra, em todas as nossas unidades, o potencial para este mercado é muito grande e crescente”, salientou.
FONTE: CanalEnergia
42ª Newsletter de Certificados de Energia Renovável
Santos Brasil lança programa de Compensação de Emissões de Carbono para clientes de carga LCL
Instituto Totum homenageia Banco Safra com placa do Selo de Energia Renovável