Os profissionais que atuam como agentes de correspondentes no Brasil precisam obter uma certificação para continuar atuando no mercado. A medida é obrigatória, conforme a Resolução 3.954/11 do Banco Central. O objetivo é regulamentar e qualificar a atuação desses profissionais, tornando a operação de crédito mais segura e transparente para o consumidor.
A Associação Nacional das Empresas Promotoras de Crédito e Correspondentes no País (ANEPS), primeira a lançar a certificação, contabiliza 5 mil agentes certificados no País.
As provas para obter a Certificação da ANEPS estão acontecendo em todo o Brasil. No Estado do Rio Grande do Norte, as avaliações estão centralizadas na capital, Natal, com turmas abertas até dezembro de 2012.
Mais informações sobre o Programa de Certificações da ANEPS podem ser obtidas pelo site www.aneps.org.br.
Certificação profissional
Para realizar as provas e obter a certificação, o candidato precisa comprovar formação escolar (4ª série ou, hoje, 5º ano do ensino fundamental) e aceitar o Código de Ética e Conduta da ANEPS.
Além da certificação completa, o profissional pode optar por três áreas de atuação: crédito consignado; crédito imobiliário e veículos/CDC. Para a certificação completa o custo da inscrição é de R$ 220,00 e para cada modalidade é de R$ 165,00.
O processo prevê também a capacitação profissional dos agentes. Neste caso, a ANEPS pode indicar instituições parceiras que realizam a capacitação.
A ANEPS é responsável pela certificação, governança de todo o processo e é a única entidade do mercado a emitir a Carteira de Certificação Profissional do Agente de Correspondente.
As provas estão a cargo do Instituto Totum responsável pela gestão das inscrições, agendamentos e aplicação dos exames. O Programa de certificação da ANEPS começou em julho de 2011.
FONTE: Portal Jornal Diário de Natal / Tribuna do Norte