Cinco empreendimentos desenvolvidos no país foram os primeiros a receber o título
Atestados de sustentabilidade comprovarão o papel internacional de destaque da matriz energética limpa brasileira. A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, esteve em Brasília.
Ela participou ontem (14) do lançamento do Certificado e Selo de Energia Renovável das fontes eólica, de biomassa e de pequenas centrais hidrelétricas. Cinco empreendimentos desenvolvidos no país foram os primeiros a receber o título.
O selo surge como mecanismo de valorização de ações inovadoras realizadas pelas empresas em território nacional. A ministra destacou a liderança brasileira no assunto.
Segundo os idealizadores da certificação, cerca de 90% da energia consumida no país são produzidos a partir de fontes limpas. “O Brasil tem de continuar a investir na matriz energética renovável”, enfatizou.
Para fomentar fontes limpas como a eólica e a solar, Izabella Teixeira ressaltou a importância de ação conjunta do governo com os demais envolvidos no processo.
“É necessária uma interlocução efetiva entre o setor privado e produtivo e os próprios investidores”, explicou. “Temos de dar celeridade às iniciativas e inovar nas questões ligadas ao licenciamento”.
O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, reiterou a necessidade de um esforço integrado. “É preciso unir forças para dar continuidade ao desenvolvimento do Brasil que queremos”, afirmou.
Entre os diversos segmentos, Lobão destacou a geração de energia por meio dos ventos. “O Brasil é o que mais cresce no avanço e no que diz respeito à instalação de energia eólica”, explicou.
REQUISITOS
Desenvolvido ao longo de mais de dois anos, o Certificado e Selo de Energia Renovável é uma iniciativa da Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica) e da Associação Brasileira de Energia Limpa (Abragel), com gestão do Instituto Totum.
O certificado será conferido a empreendimentos de geração de energia renovável que cumprirem requisitos ambientais e socioeconômicos. O selo será conferido aos consumidores que usarem a energia certificada.
Para solicitar o certificado ou o selo, os interessados devem completar um formulário preliminar disponível no site. Em seguida, é necessário enviar o questionário para o Instituto Totum pelo e-mail: certificadoenergiarenovavel@institutototum.com.br. Confira os cinco primeiros empreendimentos que receberam o certificado:
Pequena central hidrelétrica – Ninho da Águia (CPFL Renováveis)
Pequena central hidrelétrica – Pinhal (CPFL Renováveis)
Complexo Eólico – Bons Ventos (CPFL Renováveis)
Pequena central hidrelétrica – Porto das Pedras (Atiaia Energia)
Eólico – Honda Energy do Brasil Ltda (Honda Energy)
FONTE: Site Rede Brasil Notícias / O Estado do Ceará / Site Meio Ambiente News / Site do Ministério do Meio Ambiente / Site Instituto Ventura / Site Sebrae / Jornal Brasil on-line
42ª Newsletter de Certificados de Energia Renovável
Santos Brasil lança programa de Compensação de Emissões de Carbono para clientes de carga LCL
Instituto Totum homenageia Banco Safra com placa do Selo de Energia Renovável