O Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), um dos poucos do país a ter Certificação de Qualidade ISO 9001, passará por processo de recertificação de seu sistema de gestão da qualidade, nos dias 10 e 11 de novembro. Reunidos no auditório da instituição, em Palmas, todos os servidores participaram de uma reunião com a direção para discutir e esclarecer alguns detalhes acerca dos procedimentos e posturas a serem adotadas durante a verificação.
Na abertura do encontro de trabalho, o Diretor-Geral, José Machado dos Santos, deu as boas-vindas aos presentes e apresentou o motivo da reunião e sobre a importância do Sistema de Gestão da Qualidade da Justiça Eleitoral do Tocantins. “Essa reunião é para isso, pra deixar vocês cientes desses dois pontos, o primeiro que nós temos uma recertificação e o segundo que nós temos um compromisso”, defendeu. E completou: “nosso compromisso é fazer o melhor sempre. Portanto, trabalhar com o processo de qualidade é trabalhar no caminho asfaltado, arrumado, organizado e fácil de se chegar à sua meta, ao seu objetivo”, justificou.
O Assessor de Gestão da Qualidade do TRE-TO, José Paiva, foi o responsável em socializar com os servidores algumas informações importantes relacionadas ao processo de recertificação. Ele apresentou a nova readequação do mapa geral de processos como uma nova evolução do Sistema de Gestão da Qualidade. “Devido à maturidade dos procedimentos e organização conquistados nos nove anos de certificação ISO 9001 foram reconhecidos o ‘Planejamento’ e a ‘Comunicação’ como importantes para o adequado desempenho das atividades instituição”, argumentou.
Profissionais do Instituto Totum de São Paulo serão os responsáveis pela auditoria.
Certificação ISO 9001
Em 2004, a direção do TRE decidiu pela implantação de um sistema de gestão da qualidade e a sua certificação conforme a norma ISO 9001, estabelecendo como propósito o Sistema de Gestão da Qualidade – SGQ – os processos de realização das eleições. Em julho de 2005, o objetivo foi alcançado com a obtenção da certificação ISO 9001 do SGQ do TRE – TO. O TRE foi o primeiro órgão público do Tocantins a obter a certificação ISO 9001 e um dos cinquenta primeiros em todo o Brasil. A partir daí, vem implementando melhorias contínuas nos processos e procedimentos. Anualmente o TRE-TO passa por verificações de auditores externos contratados por meio de empresas especializadas para aferir os mecanismos adotados para garantir a certificação ISO 9001. Essas auditorias acontecem desde o ano de 2005.
Normas ISO 9000
A expressão ISO 9000 designa um conjunto de normas internacionais, as quais especificam os elementos que devem integrar o Sistema de Gestão da Qualidade de uma Organização e como devem funcionar estes elementos para assegurar a qualidade dos bens e serviço que produz a Organização. As Normas ISO 9000 são desenvolvidas pela International Organization for Standardization, entidade fundada em 1947, com sede na Suíça. Esta organização internacional está formada pelos organismos de normalização de quase todos os países do mundo. O Brasil é representado pela ABNT.
FONTE: Ascom/TRE-TO