A Voltalia comercializou 547 mil RECs Brazil para o Itaú Unibanco, informou a geradora de energia renovável nesta segunda-feira, 3 de agosto. O valor da operação não foi revelado. O objetivo do banco foi neutralizar as emissões de carbono referente a energia elétrica consumida em prédios administrativos, agências bancárias e data centers em 2019.
O REC Brazil é emitido pelo Instituto Totum, representante do I-REC Standard no Brasil e responsável por todo trabalho de verificação e coordenação do processo de certificação.
Os certificados de energia renovável negociados com o Itaú são referentes a energia gerada em 2019 em sete parques eólicos da Voltalia localizados no Rio Grande do Norte, onde a empresa desenvolveu o complexo Serra Branca, com potencial de até 2,4GW.
Robert Klein, CEO da Voltalia no Brasil, explica que muitas empresas buscam políticas mais sustentáveis e desejam ampliar o consumo de energia limpa. “A cada ano, as companhias estão mais preocupadas e engajadas em reduzir seus impactos ambientais no planeta procurando alternativas para reduzir a emissão de CO2 no meio ambiente. O REC Brazil, além de ser uma forma de comprovar o compromisso das empresas na redução de gases do efeito estufa, fomenta o uso de energias renováveis. Queremos continuar inspirando empresas e a sociedade a fazer boas escolhas e decidir por termos um mundo mais sustentável”, afirma o executivo.
O diretor presidente do Totum e responsável no Brasil pelo Programa de Certificação de Energia Renovável e Emissor Local, Fernando Lopes, afirma que tem aumentado o número de empresas que estão optando por consumo de energia limpa no Brasil.
“O fato de grandes corporações estarem preocupadas com a origem da sua energia nos fortalece no objetivo de aumentar a credibilidade do processo de registro, emissão e uso de I-RECs. Mais ainda, 100% dessa transação é de I-RECs com garantia de sustentabilidade, conferida pelo Selo REC Brazil, o que é um diferencial”.
O I-REC é um sistema internacional padronizado para emissão de Certificados de Energia Renovável. Ao ter acesso aos certificados no padrão I-REC, o Itaú Unibanco poderá declarar baixas emissões de gases de efeito estufa decorrentes do consumo de energia.
Por meio do acordo, o Itaú Unibanco pode comprovar a origem da energia e, consequentemente, que o consumo de energia elétrica de suas agências, prédios administrativos e data centers é proveniente de fontes renováveis.
“Optamos pela Voltalia por sabermos que é uma das principais empresas internacionais de energia renovável no país, com gestão de empreendimentos de diferentes fontes limpas, como eólica e solar. Vale ressaltar, ainda, que as usinas que nos disponibilizam os RECs possuem certificação REC Brazil, que comprova o alinhamento dos empreendimentos aos benefícios socioambientais ligados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU”, destaca Claudio Arromatte, diretor de Patrimônio e Compras do Itaú Unibanco.
Cada certificado equivale a 1 MWh de eletricidade produzida a partir de fontes renováveis e o Brasil está entre os países que mais emite I-REC no mundo.
As empresas que desejarem ser emitentes de I-RECs passam por uma auditoria documental e devem seguir procedimentos que respondem se os empreendimentos são fontes de energia renovável, legalmente instalados, entre outros requisitos.
FONTE: CanalEnergia
42ª Newsletter de Certificados de Energia Renovável
Santos Brasil lança programa de Compensação de Emissões de Carbono para clientes de carga LCL
Instituto Totum homenageia Banco Safra com placa do Selo de Energia Renovável