O Instituto Totum é a primeira Certificadora acreditada pelo Ministério da Previdência Social, conforme publicação oficial da Portaria nº 14.770, de 17 de dezembro de 2021.
Faça já sua inscrição
O Manual da Certificação Profissional, que trata exclusivamente da “Certificação Profissional”, exige dos profissionais que atuam como dirigentes da unidade gestora do RPPS, ou responsável pela gestão dos recursos ou dos membros dos conselhos deliberativo e fiscal e do comitê de investimentos a Certificação Profissional como condição para ingresso ou permanência nas respectivas funções. Essa Certificação cumpre o exigido no inciso II do art. 8º-B da Lei 9.717, de 1998, e dos dispositivos da Portaria SEPRT/ME nº 9.907, de 2020.
Essa Certificação oferecida pelo Instituto Totum é uma Certificação Profissional, ou seja, voltada para pessoas que ocupam os seguintes cargos nos RPPS:
A certificação pode ser obtida nas seguintes modalidades:
Diferenciais do Instituto Totum:
São alvos da Certificação os dirigentes dos órgãos ou entidades gestoras, os membros do conselho deliberativo, os membros do conselho fiscal, o responsável pela gestão dos recursos do RPPS e os membros do comitê de investimentos dos RPPS da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.
Para se candidatar à Certificação, o profissional deve iniciar o processo pelo site do Instituto Totum https://institutototum.com.br no link OPC – Certificação de Pessoas, ou pelo link direto:
https://rpps.certificaonline.institutototum.com.br/
O profissional poderá realizar a prova em qualquer dia e horário, porém, somente haverá apoio do Instituto Totum durante o período das 8h às 17h (horário de Brasília), de 2ª a 6ª feira, exceto feriados. Caso o exame seja feito em outro horário, tal apoio não estará disponível e o profissional poderá fazer contato posteriormente para análise pela equipe de suporte.
As recomendações são as seguintes:
Computador com sistema de câmera e microfone;
Sistema Operacional atualizado, de preferência com Windows 10 ou MacOS Mojave ou superior;
Navegador de internet, de preferência Google Chrome, Safari e Mozilla Firefox, nas versões mais atualizadas.
Ao menos 8 GB de memória RAM e boa conexão com a internet.
Todo o conteúdo de referência da prova e quantidade de questões por bloco constam no anexo final do Edital, a partir de página 24. Edital disponível no campo “Documentação de Referência”.
Essa modalidade proporciona um bônus de pontuação no resultado do exame por provas para aqueles profissionais que provarem experiência profissional ou titulação, mediante formação acadêmica, com aderência às grandes áreas de atuação do RPPS (administrativa, arrecadação, atendimento, atuarial, benefícios, compensação previdenciária, financeira, investimentos, jurídica e tecnologia da educação) ou à Previdência Social. O bônus de pontuação será aplicado conforme regras do item 2.3.4. do Edital.
Sim. Profissionais reprovados por qualquer motivo deverão se reinscrever para um novo exame, pagando o valor integral de uma nova inscrição.
Após a realização do exame, o Instituto Totum realizará uma auditoria em 100% das provas nas quais os profissionais obtiveram pontuação mínima requerida. O prazo para realização da auditoria é de 5 dias úteis. Essa auditoria consiste na avaliação de sons, imagens e atendimento das demais regras de certificação do Edital, com objetivo de verificar a identidade do profissional que de fato realizou a prova. Caso sejam detectadas não conformidades durante a auditoria, o Instituto Totum liberará o resultado do profissional como ‘reprovado por não conformidade durante a auditoria’.
Assim que for liberado o resultado da prova, o profissional receberá um e-mail com alerta de alteração de status de sua certificação, orientando o profissional para que acesse sua área restrita. O e-mail será enviado pelo Instituto Totum. O comunicado sempre será enviado para o e-mail cadastrado pelo profissional no ato de sua inscrição. A liberação do resultado da prova dependerá da finalização do processo de auditoria. Se o profissional atingir o aproveitamento mínimo exigido, será aprovado e um certificado será emitido. O download do certificado deverá ser feito na área restrita do profissional via sistema do Instituto Totum (na opção Histórico de Inscrição).
A opção de renovação será disponibilizada ao profissional em sua área restrita com até 3 meses de antecedência do vencimento da Certificação.
A renovação estará disponível para o mesmo tipo de Certificação inicial, para aumento de nível dentro da mesma Certificação ou caso o profissional desejar obter outra Certificação Profissional. Vale ressaltar que, para renovação pelo programa de qualificação continuada será sempre no mesmo nível da certificação anteriormente obtida e para obter outro nível de certificação deverá ser submetido às modalidades de auditoria por exame por provas ou por provas e títulos, visto que a certificação por tempo no cargo ou função será utilizada apenas para a primeira certificação dos profissionais contemplados por essa modalidade mais favorecida (atuais Conselho Deliberativo, Conselho Fiscal, dirigentes, responsável pela gestão dos recursos e Comitê de Investimentos há mais de 4 anos).
Recomenda-se o início do processo de renovação em no máximo 1 mês antes da data de vencimento da Certificação, levando-se em consideração os prazos de cada etapa prevista. No caso de renovação pela modalidade do Programa de Qualificação Continuada, recomenda-se que o início do processo de renovação em no máximo 3 meses antes da data de vencimento da Certificação.
O profissional que não concordar com o resultado poderá iniciar um processo de apelação no prazo máximo de 5 dias corridos após comunicação do resultado. Após ser informado do resultado negativo, o profissional à certificação poderá descrever sua apelação por e-mail, para o endereço certificacaorpps@institutototum.com.br, informando todos os dados descritos no item 10.1 do Edital, disponível no campo “Documentação de Referência”.
Os valores de cada modalidade e categoria de prova estão descritos em detalhes no item 2 do Edital, disponível no campo “Documentação de Referência”.
Após efetivação da inscrição e pagamento, a prova ficará disponível por 90 dias e o profissional poderá realizá-la a qualquer momento, no dia e horário de sua preferência.
O exame para Certificação profissional é aplicado em formato remoto, com questões de múltipla escolha (sendo apenas 1 resposta correta por questão). O exame é aplicado via sistema do Instituto Totum, e diferenciará o grau de conhecimento de acordo com níveis estabelecidos, e descrito no Edital de Certificação.
O profissional não poderá fazer qualquer tipo de consulta para a realização da prova online individual, incluindo materiais, arquivos, telas de computador, internet, outras pessoas durante o tempo de realização do exame. Somente será permitida durante a realização da prova a utilização de calculadora (não será permitido o uso de calculadora de celular).
Após aprovação no exame, a Certificação terá validade por 4 anos.
O programa de qualificação continuada tem por objetivo o desenvolvimento profissional dos dirigentes do órgão ou entidade gestora do RPPS, dos membros do conselho deliberativo, dos membros do conselho fiscal, dos responsáveis pela gestão dos recursos do RPPS e dos membros do comitê de investimentos, por meio de constante processo educativo, envolvendo formação, capacitação ou atualização, mediante atividades de produção acadêmica, participação periódica em cursos presenciais ou educação a distância e em eventos de capacitação e atualização. O procedimento se aplica para o processo de renovação exclusivamente (não se aplica à certificação inicial). Para mais detalhes, nosso Edital, disponível no campo “Documentação de Referência”.
Não. Para aprovação na Certificação, além da aprovação no exame (prova), o profissional deverá passar por um processo de auditoria, conforme detalhado no edital disponível no campo “Documentação de Referência”.
Configuram-se não conformidades, por exemplo: falha na identificação positiva; respostas incorretas diante dos questionamentos do Instituto Totum na realização da auditoria complementar (baseados sempre nas questões da prova realizada ou dados cadastrais presentes na inscrição do profissional); falha na confirmação do número de IP do computador por onde realizou a prova; recusa de resposta ao auditor durante o processo de auditoria complementar; evidência de consulta a outras pessoas durante a verificação ou consulta a conteúdo idêntico ao aplicado na prova; evidência de uso de fone de ouvido durante a realização da prova; dentre outros aspectos, que podem ser consultados na totalidade através do Edital.
Os profissionais aprovados poderão ser consultados no site do Ministério da Previdência Social – https://www.gov.br/previdencia/pt-br/assuntos/rpps/Requisitos-para-Dirigentes-e-Conselheiros-de-RPPS.
Todas as informações referentes as certificações concedidas são enviadas para o Ministério da Previdência Social pelo Instituto Totum, através do CADPREV, bem como o detalhamento da nota da certificação.
Os atendimentos para esse tipo de certificação serão realizados somente através do número de WhatsApp (mensagem e áudio), informado abaixo.
Não realizamos atendimento telefônico.
Whatsapp: (11) 98961-4506