O que é?

Para promover a qualidade de vida e a sustentabilidade, as cidades precisam de métricas padronizadas e consistentes que permitam avaliar seu desempenho de maneira comparável.

O Instituto Totum desenvolveu um sistema de certificação de indicadores, utilizando as normas ABNT NBR ISO 37120, ABNT NBR ISO 37122 e ABNT NBR ISO 37123. Esse sistema tem como finalidade principal fornecer às cidades ferramentas para atrair investimentos e fomentar o crescimento econômico, utilizando dados globais como referência.

Com essa certificação, é possível avaliar o progresso urbano sustentável, fornecer informações detalhadas sobre investimentos em infraestrutura, e monitorar a gestão de serviços urbanos e a qualidade de vida ao longo do tempo. Esse sistema também facilita a troca de informações e boas práticas entre cidades, permitindo comparações eficientes através de uma variedade de métricas de desempenho.

Além de oferecer uma visão clara do desenvolvimento urbano, o processo de certificação do Instituto Totum ajuda as cidades a planejar e implementar projetos de forma mais estratégica, baseada em resultados mensuráveis e comparações globais.

Detalhamento

O Instituto Totum implementou uma certificação que classifica cidades inteligentes em cinco categorias (A, B, C, D e E) conforme o número de indicadores certificados, seguindo as normas ABNT NBR ISO 37120, 37122 e 37123. Esse sistema evolutivo permite que cidades certificadas possam continuamente adicionar novos indicadores para alcançar níveis mais altos de certificação. Para solicitar uma proposta, clique aqui.

Perguntas Frequentes

  • QUAIS SÃO AS CATEGORIAS DE CERTIFICAÇÃO DISPONÍVEIS PARA CADA NORMA?

Contato

E-mail: tatiane@institutototum.com.br
Telefone: (11) 3372-9576

Serviços relacionados

Serviços relacionados

O que é?

O Instituto Totum atuou junto ao Estado de Pernambuco entre os anos de 2013 a 2016, prestando serviços de monitoramento permanente do processo de aferição do desempenho da concessionária da Arena Pernambuco (Estádio de Futebol utilizado na Copa de 2014 do Brasil), por meio da utilização de um sistema de quadro de indicadores de desempenho – QID.

Detalhamento

Os contratos de verificação independente em PPP preveem auditorias mensais e emissão de relatórios para o contratante, utilizando ferramentas online de aferição dos indicadores, com interação direta da equipe do contratante e a  equipe de auditores do Instituto Totum.

Perguntas Frequentes

  • O QUE É VERIFICAÇÃO INDEPENDENTE E QUAIS SEUS BENEFÍCIOS?

    É um mecanismo utilizado para acompanhar a execução de contratos de concessões e PPPs por meio da avaliação dos indicadores de desempenho previamente estabelecidos.

  • QUAIS NORMATIVAS REGEM A VERIFICAÇÃO INDEPENDENTE DE UMA PPP?

    Estes benefícios estão atrelados a metodologia de controle dos indicadores de desempenho do contrato de concessão/PPP que auxiliam a manter os custos e as metas da concessionária dentro do padrão desenhado pelo contrato, sendo que a figura de Verificador Independente está autorizada pelas Leis 8.987/95 e 11.079/04. A verificação independente torna o contrato mais transparente, tornando-o mais confiável frente a auditoria externa e a população e está prevista nas Leis 8.987/95 e 11.079/04.

Serviços relacionados

O que é?

A certificação do programa Cycle.On compreende um certificado emitido pelo Instituto Totum à gestora do programa, a Valorize Reciclagem, atestando que os processos da empresa estão em conformidade. O programa Cycle.On se baseia na compra e retirada de descartes recicláveis para reciclagem e transformação destes produtos em novos materiais para posterior reuso.

QUAIS OS BENEFÍCIOS?

AUMENTE AS OPORTUNIDADES DE MERCADO DA SUA EMPRESA

Site

https://valorizereciclagem.com.br/cycle-on-economia-circular/

Contato

E-mail: tatiane@institutototum.com.br
Telefone: (11) 3372-9576

Serviços relacionados

O que é?

O Rating Socioambiental avalia de maneira objetiva as dimensões de Governança, Meio- Ambiente e Social das empresas alvo. O resultado final é uma letra código que indica o estágio atual da gestão da sustentabilidade na organização. Com base nessa letra código, investidores e analistas podem tirar conclusões a respeito da viabilidade dos investimentos ou risco de crédito.

Cada uma das dimensões possui o mesmo peso relativo no Rating Global. Cada dimensão possui aspectos de avaliação conforme acima, sendo que cada aspecto possui uma série de perguntas com pesos específicos.

A análise da sustentabilidade da organização pode ser feita segundo alguns escopos:

Cada escopo agrega maior confiança no resultado, dado que a avaliação parte de informações públicas sem checagem de veracidade (Escopo 1) até visita à organização para confirmação das informações (Escopo 3).

Contato

E-mail: luciano@institutototum.com.br

Serviços relacionados

O que é?

O programa foi desenvolvido pela CETESB em 1998, e estabelece sistemáticas e padronizações para que as empresas participantes possam obter melhor êxito na manutenção e reparação automotiva.

O PMMVD visa a melhoria da qualidade do ar com a redução do nível de emissão de poluentes atmosféricos por meio da(o):

Esta certificação se destina a empresas dos seguintes tipos:

Detalhamento

O Instituto Totum é uma entidade “auditora” credenciada pela CETESB para realizar auditorias seguindo os requisitos estabelecidos pelo programa. Realizando a certificação pelo Instituto Totum, as empresas estarão aptas a se integrar ao programa PMMVD, demostrando que realizam serviços dentro dos parâmetros exigidos.

Para obter mais informações sobre o Programa, entre em contato através do e-mail: tatiane@institutototum.com.br ou no telefone (11) 3372-9576.

Perguntas Frequentes

Documentação de Referência

Site

http://veicular.cetesb.sp.gov.br/pmmvd/

Contato

E-mail: tatiane@institutototum.com.br
Telefone: (11) 3372-9576

Serviços relacionados

O que é?

A Cédula de Produto Rural (CPR) é um título de crédito utilizado por produtores rurais para viabilizar a produção e comercialização de seus produtos. A CPR foi instituída pela Lei 8.929/94, e o Decreto 10.828/21 regulamenta sua emissão para produtos rurais obtidos por meio de atividades de conservação e recuperação de florestas nativas e seus biomas – o que lhe rendeu o título de CPR Verde.

De acordo com o artigo 2°, incisos I a VII, do decreto, a emissão de CPR Verde está autorizada, desde que esses produtos rurais consigam reduzir a emissão de gases de efeito estufa, manter ou aumentar o estoque de carbono florestal, reduzir o desmatamento e a degradação de vegetação nativa, conservar a biodiversidade, os recursos hídricos, o solo ou oferecer outros benefícios ecossistêmicos.

Detalhamento

Conforme artigo 3° do Decreto 10.828/21, esse tipo de CPR deve ser certificada por uma certificadora de terceira parte, como o Instituto Totum, para indicar e especificar os produtos rurais que o lastreiam. Essa certificação visa assegurar o objetivo de preservação ambiental ao qual o emitente da CPR se obrigou.

Contato

E-mail: luciano@institutototum.com.br

Serviços relacionados