O que é?
Selo de Pureza ABIC
O Selo de Pureza, criado pela ABIC em 2009, até o ano de 2019 contava com cerca de 3.000 coletas anuais para garantia de um café puro no mercado.
Até o final de 2019, mais de 400 empresas possuíam o Selo de Pureza, totalizando mais de 1.000 marcas seladas.
Todas as atividades são gerenciadas pelo Instituto Totum, incluindo:
- Gerenciamento das atividades da Coletora de Amostras;
- Reuniões interlaboratoriais periódicas para calibração dos Laboratórios;
- Credenciamento de novos laboratórios para análises;
- Gerenciamento de ações específicas da entidade para controle de fraudes em diversos estados, incluindo a emissão de relatórios estatísticos;
- Atualização periódica de toda a documentação do Selo, incluindo Especificações Operacionais para as partes envolvidas;
- Criação de sistemática e procedimentos detalhados para operação e gerenciamento do Selo, incluindo documentos como Termo de Adesão, Questionário Preliminar de Adequação, entre outros;
- Representação da entidade em reuniões técnicas.
Programa da Qualidade do Café – PQC
Sucessor do Selo de Pureza, o “Programa da Qualidade do Café – PQC” foi criado em 2004 com auxílio direto do Instituto Totum e foi gerenciado até 2019 pelo Instituto Totum.
O objetivo da ABIC com este Selo é garantir a qualidade da bebida e sua manutenção, demonstrar a qualidade do café brasileiro para o mercado e aumentar a satisfação dos consumidores, aumentando assim o consumo interno de café.
O programa, até o final de 2019, contava com mais de 100 empresas certificadas, totalizando mais de 1.000 produtos diferentes.
- Todas as atividades são gerenciadas pelo Instituto Totum, incluindo:
- Concepção do Programa, envolvendo criação da norma, regulamento, termo de adesão, critério de homologação de certificadoras e auditores e laboratórios;
- Gerenciamento do Programa, incluindo Treinamento, credenciamento e gerenciamento das atividades das Certificadoras, Coletora de amostras e Laboratórios de análises;
- Reuniões interlaboratoriais periódicas para calibração dos Laboratórios, incluindo a emissão de relatórios estatísticos;
- Atendimento e esclarecimento de dúvidas às indústrias já participantes ou que possuem interesse de adesão ao Selo;
- Atualização periódica de toda a documentação do Selo;
- Criação de sistemática e procedimentos detalhados para operação e gerenciamento do Selo;
- Reuniões periódicas junto ao Comitê Permanente da Qualidade ABIC, para apresentação da performance do Selo junto ao mercado e tomada de decisão sobre solicitações especiais e apelações provenientes de empresas certificadas;
- Elaboração de relatórios técnicos periódicos ao Comitê Permanente da Qualidade ABIC, incluindo o detalhamento de todas as atividades realizadas relativas ao gerenciamento;
- Elaboração de relatórios de benchmarking codificados para envio às empresas participantes do Selo, auxiliando-as a identificarem potenciais focos de desenvolvimento a partir de uma análise comparativa com o mercado.
Selo Cafés Sustentáveis do Brasil
O Selo Cafés Sustentáveis do Brasil, criado em 2007, é uma Iniciativa aberta que visa promover a Sustentabilidade e a Qualidade na cadeia do Café, desde o processo agrícola, passando pelo beneficiamento até o processo industrial.
O programa, até o final de 2019, contava com mais de 15 empresas certificadas, totalizando mais de 20 cafés com este Selo.
Todas as atividades são gerenciadas pelo Instituto Totum, incluindo:
- Concepção do Programa de Cafés Sustentáveis, incluindo criação da norma de referência, regulamento, lista de verificação de auditoria, critérios para auditores e demais documentos;
- Gerenciamento do Programa, incluindo treinamento, credenciamento e gerenciamento das atividades das Certificadoras;
- Atendimento e esclarecimento de dúvidas às indústrias já participantes ou que possuem interesse de adesão ao Selo;
- Atualização periódica de toda a documentação do Selo, incluindo Norma, Regulamento, Lista de Verificação de Auditorias, regras de credenciamento de Certificadoras;
- Criação de sistemática e procedimentos detalhados para operação e gerenciamento do Selo, incluindo documentos como Termo de Adesão, Questionário Preliminar de Adequação, entre outros;
- Reuniões periódicas junto ao Comitê Permanente da Qualidade ABIC, para apresentação da performance do Selo junto ao mercado e tomada de decisão sobre solicitações especiais e apelações provenientes de empresas certificadas;
- Elaboração de relatórios técnicos periódicos ao Comitê Permanente da Qualidade ABIC, incluindo o detalhamento de todas as atividades realizadas relativas ao gerenciamento;
- Estudo de equivalência entre PCS e demais programas de sustentabilidade do café existentes no mercado, a fim de oferecer ao industrial uma maior quantidade de opções de matéria-prima sustentável.
Círculo do Café de Qualidade
O Círculo do Café de Qualidade, lançado em 2004, está inserido dentro das diretrizes da ABIC de aumento do consumo interno de café no Brasil, visando o fortalecimento do setor e a melhoria do padrão de qualidade do café, diferenciando os melhores estabelecimentos e promovendo o café de alta qualidade.
Até o final de 2019, o programa contava com mais de 10 cafeterias certificadas.
Neste período, as atividades gerenciadas pelo Instituto Totum, foram:
- Concepção do Selo, incluindo criação da norma de referência, regulamento, regras para credenciamento de auditores;
- Operação do Programa, incluindo realização de auditorias nos estabelecimentos; atendimento e esclarecimento de dúvidas às cafeterias já participantes ou que possuem interesse de adesão ao Selo;
- Atualização periódica de toda a documentação do Selo, incluindo Norma, Regulamento, Matriz de Auditorias; criação de sistemática e procedimentos detalhados para operação e gerenciamento do Selo, incluindo documentos como Termo de Adesão, Questionário Preliminar de Adequação, entre outros;
- Realização das auditorias do Selo, em formatos documental e in loco;
- Reuniões periódicas junto ao Comitê Permanente da Qualidade ABIC, para apresentação da perfomance do Selo junto ao mercado e tomada de decisão sobre solicitações especiais e apelações provenientes de empresas certificadas;
- Elaboração de relatórios técnicos periódicos ao Comitê Permanente da Qualidade ABIC, incluindo o detalhamento de todas as atividades realizadas relativas ao gerenciamento;
- Disseminação do Selo junto à mídia.