Sociedade Brasileira de Teletrabalho e Teleatividades
Atuando junto à Sociedade Brasileira de Teletrabalho e Teleatividades desde 2013, o Instituto Totum criou e atualmente gerencia a Certificação de Boas Práticas em Teletrabalho.
A Certificação assegura que a empresa que adota o trabalho à distância cumpre as boas práticas de gerenciamento de pessoas e requisitos legais, dentre outros critérios.
O Instituto Totum atua nas seguintes atividades:
O Teletrabalho é a modalidade de trabalho, que utilizando as tecnologias da informação e das comunicações (TIC), pode ser realizada a distância, fora do âmbito onde se encontra o contratante, de maneira total ou parcial, podendo realizar-se em relação de dependência (empregado) ou de maneira autônoma (freelancer), executando atividades que podem ser desenvolvidas pelos equipamentos móveis, tais como computadores: smartphones, tablets, notebooks, etc.
As atividades de Teletrabalho possuem diversos marcos legais aplicáveis, tendo como destaques nesta Norma de Boas Práticas especialmente as referências abaixo por terem associações aos temas abordados.
O Programa possui uma Norma Técnica que estabelece princípios, critérios, parâmetros e indicadores relacionados aos processos do Teletrabalho. A empresa interessada na certificação realiza uma autoavaliação englobando os seguintes aspectos:
Posteriormente à autoavaliação, o Instituto Totum realiza uma auditoria documental, checando todas as evidências da empresa e comparando seu atendimento à Norma de Referência.