Programa de autorregulamentação da Associação Brasileira de Preservadores de Madeira (ABPM), que garante qualidade e legalidade ao consumidor de madeira tratada.
O “Selo Qualitrat” foi criado pela ABPM em conjunto com o Instituto Totum, e é concedido às Usinas de Preservação de Madeira que atendem aos requisitos da Norma de Referência da Certificação.
O Instituto Totum é a entidade gerenciadora do Selo, sendo responsável pelas seguintes atribuições:
O Programa se aplica para as Usinas de preservação de madeira associadas à ABPM que realizam seu processo de preservação sob pressão. Não são consideradas elegíveis ao Programa de Certificação Qualitrat Usinas que não utilizam pressão em seu processo de preservação ou que sejam utilizadas apenas para pesquisa (usina piloto).
O atendimento aos requisitos desejáveis (D) será verificado em auditoria e cada requisito pontuado de 1 a 5, conforma a seguinte escala de avaliação: 1: Não atende ao requisito (nenhuma prática relacionada ao requisito está implementada) 2: Atende parcialmente ao requisito (existe alguma prática relacionada ao requisito implementada, mas não está completa, ou seja, grande parte do requisito não é atendida) 3: Atende ao requisito, mas são necessárias melhorias (as exigências mínimas do requisito são atendidas, ou pelo menos grande parte delas) 4: Atende completamente ao requisito (as exigências do requisito são atendidas de forma completa) 5: Supera a exigência do requisito (as exigências do requisito são atendidas e superadas, representando a melhor prática ou uma das melhores práticas existentes no setor.
Depende da categoria pleiteada do Selo, conforme abaixo:
Bronze: auditoria documental tanto na Certificação inicial quanto nas supervisões, pelo Instituto Totum (Gerenciadora).
Prata: auditoria documental tanto na Certificação inicial quanto nas supervisões, pelo Instituto Totum (Gerenciadora)
Ouro: auditoria in loco pelo IPT na certificação inicial ou upgrade de categoria Prata para Ouro, e nas supervisões intercaladas, a partir da 2a supervisão (2ª supervisão, 4ª supervisão, etc.) Documental pelo Instituto Totum (Gerenciadora), e nas supervisões intercaladas, a partir da 1a supervisão (1ª supervisão, 3ª supervisão, etc.)
Os requisitos para a certificação são os descritos no capítulo 6 da Norma, e estão divididos em mandatórios (sinalizado com M) e desejáveis (sinalizados com D). Todos os requisitos mandatórios (M) deverão ser atendidos pela associada para certificação no Programa de Certificação Qualitrat, nas categorias respectivas. Para os requisitos mandatórios (M) indicados em cada categoria, não existe a possibilidade de atendimento parcial do item. Já os requisitos indicados como desejáveis (D), poderão ser adotados em sua totalidade ou não pela usina. Para que a associada se certifique no Programa de Certificação Qualitrat, deverá atender a todos os requisitos mandatórios (M) da categoria pleiteada, e na soma dos requisitos desejáveis (D) deverá obter pelo menos 60% da pontuação máxima teórica. Para auditorias de renovação in loco, é necessário que a soma dos requisitos desejáveis seja superior à média da última auditoria, somente no caso de nota média <= 4,0 (em casos de nota média > 4,1 na auditoria anterior, essa regra não é aplicável).
A Certificação no Programa de Certificação Qualitrat é demonstrada ao mercado por meio do uso de Certificado e Selo, diferenciados nas categorias Ouro, Prata ou Bronze, com base no atendimento da associada aos critérios específicos elencados para cada categoria na Norma de Referência.
O tempo de permanência na categoria Bronze é por até 3 anos, na Prata por até 4 anos e na categoria Ouro de forma permanente, mediante renovações anuais.
O Instituto Totum realizou de 2008 a 2010 as auditorias de sustentabilidade do “Prêmio Destaque de Sustentabilidade” das fazendas de café, com abrangência estadual (São Paulo) e nacional.
As auditorias foram realizadas em formato in loco, diretamente nas propriedades finalistas do prêmio de melhor café, e abordaram os aspectos sociais, ambientais e econômicos.
O Instituto Totum é a certificadora contratada pela Associação dos Elaboradores de Suco de Uva Puro para a normatização e gerenciamento do Selo do Suco de Uva Puro. O trabalho conjunto iniciou em 2019, e o Selo foi lançado em 2020 no mercado.
O Programa de Certificação do Suco de Uva Puro atesta que os produtos que usam o Selo do Suco de Uva Puro atendem às seguintes regras:
Isso significa que o Suco de Uva selado não possui qualquer outro ingrediente que não seja a matéria-prima de origem: uva. Essa diferenciação é importante pois existem outros sucos de uva no mercado que não atendem necessariamente aos requisitos do Suco de Uva Puro.
Existem muitas marcas que usam conservantes, outras ainda são sucos reconstituídos, além de algumas que adicionam açúcar ou usam misturas com sucos de outras frutas. É importante que o consumidor tenha uma referência simples para poder exercer seu poder de escolha. Esse é o objetivo do Selo.
As marcas com o Selo do Suco de Uva Puro são coletadas nos pontos de venda no mínimo uma vez ao ano e sempre são testadas em todos os requisitos definidos em regulamento técnico. Além disso, as empresas produtoras fornecem evidências de atendimento aos itens da legislação aplicável, renovados anualmente.
Todo o processo de coleta de informações sobre marcas, coleta física dos produtos nos pontos de venda, análises de laboratório, relato dos resultados e decisão de certificação é operado por meio o Instituto Totum, organismo de certificação independente. Desta forma se garante a credibilidade de todo o processo, dado que não há interferência das empresas ou da Associação em qualquer fase técnica do processo de concessão do Selo.
Para obter mais informações sobre o selo, entre em contato através do e-mail: luciano@institutototum.com.br
Com 400ml por dia, durante 30 dias, você começará a observar os benefícios do suco de uva. Alguns deles são:
Lembrando que todos esses efeitos se potencializam se você escolhe por hábitos de vida saudáveis. Quer conhecer mais, acesse os artigos científicos sobre o tema: https://www.sucodeuvapuro.com.br/profissionais-da-area-de-saude/#artigos-cientificos
Hoje 12 empresas possuem o Selo de Suco de Uva Puro em algumas de suas marcas. Confira os produtores e produtos em: www.sucodeuvapuro.com.br
Descomplique e escolha o suco com o selo de “suco de uva puro”.
Veganos são produtos sem qualquer insumo de origem animal. Os sucos de uva que possuem o selo “Suco de Uva Puro” são feitos de pura uva, por isso são veganos também!
Sociedade Brasileira de Teletrabalho e Teleatividades
Atuando junto à Sociedade Brasileira de Teletrabalho e Teleatividades desde 2013, o Instituto Totum criou e atualmente gerencia a Certificação de Boas Práticas em Teletrabalho.
A Certificação assegura que a empresa que adota o trabalho à distância cumpre as boas práticas de gerenciamento de pessoas e requisitos legais, dentre outros critérios.
O Instituto Totum atua nas seguintes atividades:
O Teletrabalho é a modalidade de trabalho, que utilizando as tecnologias da informação e das comunicações (TIC), pode ser realizada a distância, fora do âmbito onde se encontra o contratante, de maneira total ou parcial, podendo realizar-se em relação de dependência (empregado) ou de maneira autônoma (freelancer), executando atividades que podem ser desenvolvidas pelos equipamentos móveis, tais como computadores: smartphones, tablets, notebooks, etc.
As atividades de Teletrabalho possuem diversos marcos legais aplicáveis, tendo como destaques nesta Norma de Boas Práticas especialmente as referências abaixo por terem associações aos temas abordados.
O Programa possui uma Norma Técnica que estabelece princípios, critérios, parâmetros e indicadores relacionados aos processos do Teletrabalho. A empresa interessada na certificação realiza uma autoavaliação englobando os seguintes aspectos:
Posteriormente à autoavaliação, o Instituto Totum realiza uma auditoria documental, checando todas as evidências da empresa e comparando seu atendimento à Norma de Referência.
Selo desenvolvido juntamente ao Instituto do Câncer do Estado de São Paulo – ICESP, a Fundação Faculdade de Medicina e a Coordenadoria do Idoso da Secretaria Estadual da Saúde – SES
O Instituto Totum atuou junto ao Instituto do Cancer do Estado de São Paulo – ICESP, Fundação Faculdade de Medicina e Coordenadoria do Idoso da Secretaria Estadual da Saúde – SES, prestando os seguintes serviços:
Selo de Conformidade em Agricultura de Precisão (SCAP)
O Selo atesta que a associada certificada está de acordo com as especificações definidas na Norma de Referência, no enquadramento de cada tipo de prestação de serviço de agricultura de precisão.
As auditorias são realizadas de forma remota, com base em consulta de evidências e documentos encaminhados pela empresa.
O Instituto Totum atua nas seguintes atividades:
Para obter mais informações sobre o Selo, entre em contato através do e-mail: luciano@institutototum.com.br ou tel. (11) 3372-9575.
O Instituto Totum é o responsável pela criação da Certificação e realizçaão das auditorias de certificação e renovação.
Os requisitos obrigatórios para a Certificação são os indicadores que constam das tabelas do capítulo 4 da Norma Técnica, sendo que na coluna “OBR” estão os requisitos considerados mandatórios para a certificação. Já os requisitos indicados na tabela como “REC” são considerados recomendáveis, e a empresa poderá adotá-los como diretrizes para melhoria contínua.
Se aplica para empresas que atuam em serviços relacionados à gestão e monitoramento de fertilidade do solo e levantamento de pragas, fungos e compactação do solo por meio de coleta de amostras e dados georreferenciados de solo. Tais serviços podem englobar, dentre outras, as seguintes atividades:
Programa Setorial de Qualidade ABGD
O PSQ – Programa Setorial de Qualidade ABGD, foi criado pelo Instituto Totum e pela Associação Brasileira de Geração Distribuída e certifica produtos e serviços das empresas do mercado de energia solar, garantindo qualidade e segurança.
A classificação em estrelas reflete o selo de qualidade ligado aos requisitos de funcionalidade definidos por um comitê, ajudando a antecipar o futuro dos recursos distribuídos.
Os produtos certificados com o Selo PSQ são garantia de segurança, qualidade e confiabilidade.
Benefícios e vantagens de ser certificado pelo PSQ:
Para obter mais informações sobre a certificação, entre em contato através do e-mail: tatiane@institutototum.com.br.
A certificação pode ser pleiteada por qualquer empresa associada à ABGD que atue com equipamentos voltados para geração de energia solar (como inversores on grid, inversores off grid, inversores on grid com armazenamento, módulos, otimizadores) ou dispositivos (cabos, DPS, fusíveis, chaves c.c., estruturas), seja fabricante, detentor do produto, distribuidor ou representante. A condição para certificação é que exista Norma Técnica do Programa disponível.
O resultado de cada item acima de a) a e) será expresso por meio de identificação visual de estrelas, conforme exemplo abaixo:
Não. A Instituição de Gestão do Programa fará a coleta de amostras do produto alvo da certificação, conforme procedimento interno de coleta. Serão coletadas prova e contraprova do produto, em quantidade suficiente para realização dos ensaios pelo laboratório, conforme Norma Técnica vigente. Não será permitido em hipótese alguma o envio de amostra direcionada pela empresa que pleiteia a Certificação.
Associação das Empresas Prestadoras de Serviços para Condomínios e Mercado Privado do Distrito Federal
Atuando junto à ASPRECON – Associação das Empresas Prestadoras de Serviços para Condomínios e Mercado Privado do Distrito Federal e Sindicato dos Condomínios do Distrito federal (SINDICONDOMÍNIO – DF) entre 2017 e 2019, o Instituto Totum foi a Certificadora responsável pelo Selo de Qualidade que regulamenta as empresas prestadoras de serviços de gestão, administração, colocação de mão de obra, asseio e conservação e serviços terceirizáveis para condomínios no Distrito Federal.
O Instituto Totum atuou nas seguintes atividades:
Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso
Atuando junto à Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso no período de 2015 a 2017, o Instituto Totum foi responsável pela concepção e gerenciamento do processo da Certificação de Qualidade Aprosmat.
Entre 2018 e 2021, o Instituto Totum foi responsável pelo aplicativo de Ouvidoria da Aprosmat, tanto para hospedagem quanto para gerenciamento dos dados.
O Instituto Totum era responsável pelas seguintes atividades:
O Instituto Totum atuou junto à ANFIR no período de 2011 a 2016, para gerenciamento do Selo de Conformidade.
O Selo de Conformidade ANFIR é um atestado fornecido pela Associação, por meio de terceira parte independente – o Instituto Totum, que demonstra a situação de regularidade legal e técnica da empresa, incluindo requisitos obrigatórios e recomendáveis.
Aliar o nome de sua empresa à força do Selo de Conformidade ANFIR representa o aumento da sinergia do setor e a potencial ampliação dos negócios, diferenciando sua empresa em termos de reputação e confiança de mercado.
Informamos que a partir de 01/01/2017, o Instituto Totum não mais participa do Gerenciamento do Selo de Conformidade, sendo assim, não é o responsável pelas informações a respeito dos associados que possuem o Selo.