O que é?

O Instituto Totum gerenciou, durante o período de 2009 a 2015, as seguintes atividades em relação ao Selo de Responsabilidade Socioambiental da ABPC:

Serviços relacionados

O que é?

Os Regimes Próprios de Previdência Social – RPPS são constituídos mediante lei de cada ente federativo, com a finalidade de prover os direitos previdenciários dos servidores públicos titulares de cargos efetivos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, devendo assegurar o caráter contributivo e solidário e o equilíbrio financeiro e atuarial, em consonância com os preceitos dos artigos 40, 149, § 1º e 249 da Constituição Federal.

O Pró-Gestão RPPS tem por objetivo incentivar os RPPS a adotarem melhores práticas de gestão previdenciária, que proporcionem maior controle dos seus ativos e passivos e mais transparência no relacionamento com os segurados e a sociedade. As implantações das boas práticas de gestão permitirão maior estabilidade na gestão e consolidação de avanços, evitando que as naturais mudanças no comando político do ente federativo resultem em descontinuidade ou retrocessos na gestão previdenciária.

O Pró-Gestão RPPS contempla três dimensões, que representam os pilares sobre os quais a modernização da gestão se sustentará: Controles Internos, Governança Corporativa e Educação Previdenciária. Cada uma dessas três dimensões possui um grupo de ações relacionadas, a serem cumpridas pelo RPPS.

As vantagens que a certificação proporciona para as organizações: 

a) Melhoria na organização das atividades e processos.

b) Aumento da motivação por parte dos colaboradores.

c) Incremento da produtividade.

d) Redução de custos e do retrabalho.

e) Transparência e facilidade de acesso à informação.

f) Perpetuação das boas práticas, pela padronização.

g) Reconhecimento no mercado onde atua.

O Instituto Totum é uma “entidade certificadora” credenciada pelo Ministério da Previdência Social -, para realizar auditorias seguindo os requisitos estabelecidos pelo programa Pró-Gestão.

O Instituto Totum se responsabiliza pelos resultados da auditoria durante o período de vigência do contrato firmado junto com a RPPS.

Detalhamento

Para obter mais informações sobre o Programa, entre em contato com o Instituto Totum através do e-mail: tatiane@institutototum.com.br ou no telefone (11) 3372-9576.

Perguntas Frequentes

  • QUAL É O INVESTIMENTO DA CERTIFICAÇÃO?

    Os valores estimados para o evento de “Certificação” variam de acordo com o nível de aderência desejado, conforme estimativa abaixo:

    • Nível I = R$ 6.000,00 a R$ 8.000,00
    • Nível II = R$ 8.000,00 a R$ 11.500,00
    • Nível III = R$ 11.500,00 a R$ 14.000,00
    • Nível IV = até R$ 15.500,00

    Para obter uma proposta formal adequada, contate o Instituto Totum, pois além do evento de certificação é possível a contratação de eventos adicionais como por exemplo a “pré-auditoria”.

  • QUAIS SÃO AS INSTITUIÇÕES RPPS CERTIFICADAS PELO INSTITUTO TOTUM?
    • Instituto de Previdência Social dos Servidores Municipais de Barueri – IPRESB (Nível II)
    • Instituto de Previdência do Município de Jundiaí – IPREJUN (Nível IV)
    • Instituto de Previdência do Município de São Bernardo do Campo – SBC PREV (Nível I)
    • Instituto de Previdência dos Funcionários Públicos do Município de Paulínia – PAULIPREV (Nível II)
    • Regime Próprio de Previdência Social de São José do Rio Preto – RIOPRETOPREV (Nível II)
    • Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Estado de Rondônia – IPERON (Nível IV)
    • Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba – IPMC (Nível II)
    • Instituto de Previdência do Servidor Municipal – IPSM (Nível II)
    • Instituto Municipal de Previdência Social dos Servidores de Cáceres – PreviCáceres (Nível II)
    • Instituto de Previdência de Santo André – IPSA (Nível I)
    • Instituto de Previdência do Município de Cachoeiro de Itapemirim – IPACI (Nível II)
    • Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Itacuruba – ItacurubaPrev (Nível I)
    • Instituto de Previdência dos Servidores Públicos Municipais de Paraopeba – IPREV PBA (Nível I)
    • Fundo Municipal de Aposentadoria e Pensões – Nível I
    • Instituto Municipal de Previdência dos Servidores Públicos de Itaúna – Nível II
    • Instituto de Previdência Social dos Servidores Municipais de Valinhos – Valiprev – Nível I
    • Instituto de Previdência Social dos Servidores Municipais de Itu – Ituprev – Nível II
    • Fundo Municipal de Aposentadoria e Pensão do Servidor – FAPS – Nível I
    • Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do Município de Linhares – Ipasli – Nível I
    • Instituto de Previdência do Servidor Municipal de Diadema – Nível I
    • Departamento Municipal de Previdência dos Servidores Públicos de Porto Alegre – PREVIMPA – Nível I
    • Paranavaí Previdência – Nível I
    • Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Itatiaia – Nível II
    • Instituto de Previdência Social dos Servidores Públicos Municipais de Guajará-Mirim – IPREGUAM – Nível I
    • Instituto de Previdência dos Servidores Públicos Municipais de Hortolândia – Nível I
    • IMPRESS – Instituto Municipal de Previdência e Assistência Social dos Servidores Públicos de Porto União – Nível I
    • Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Divinópolis – DIVIPREV – Nível II
    • Instituto de Previdência Social dos Servidores Públicos do Município de São Bento do Sul – Nível I
    • Instituto de Previdência dos Servidores Públicos de Mariana – Nível II
    • Prudenprev – Nível I
    • Paranaprevidência – Nível II
    • Instituto de Previdência dos Funcionários Públicos Municipais de Guarulhos – Nível II
    • Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Ilhabela – Nível II
    • Instituto de Previdência Municipal de Lençóis Paulista – IPREM – Nível I
    • Fundo Único de Previdência Social do Estado do Rio de Janeiro – Nível II
    • Fundo de Previdência Social do Município de Embu das Artes – EMBUPREV – Nível I
    • Instituto Municipal de Previdência Social de Jales – Nível I
    • Instituto Municipal de Previdência dos Servidores Públicos de Francisco Sá – Nível I
    • Fundo Municipal De Aposentadorias E Pensões Dos Servidores Públicos Do Município De Paty Do Alferes – Nível I
    • Fundo de Seguridade Social do Município de Sarzedo – Nível I
    • Instituto De Previdência Dos Servidores Públicos Do Município De Campo Alegre – Nível I
    • Instituto de Previdência Municipal de São Paulo – Nível II
    • Instituto de Previdência Municipal de Ilha Solteira – IPREMISA – Nível I
    • Instituto De Previdência Dos Servidores Públicos Do Município De São Pedro Da Aldeia – PREVISPA – Nível I
    • IMPREV – Instituto Municipal De Previdência De Viradouro – Nível II
    • Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Assis – Nível I
    • Instituto de Previdência Municipal de Juatuba – Nível I
    • Instituto de Previdência do Município de Jundiaí – Nível IV
    • Instituto de Previdência Social dos Servidores Públicos Municipais de São José do Calçado – ES – Nível I
    • Regime Próprio de Previdência Social do Município de São José do Rio Preto – Nível III
    • IPRERIO – Instituto de Previdência Social dos Servidores Públicos do Município de Rio Negrinho – Nível I
    • Instituto de Previdência dos Servidores de Cariacica – Nível III
    • Instituto De Previdência Do Município De Extrema – PREVEXTREMA – Nível I
    • Fundo de Previdência do Município de Itapevi – Nível II
    • IMPES – Instituto Municipal de Previdência dos Servidores de São Francisco do Guaporé – Nível I
    • Instituto de Previdência do Município de João Pessoa – IPMJP – Nível III
    • Fundo Municipal De Seguridade Social De Parisi – Nível I
    • Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Quissamã – Nível I
    • Instituto de Previdência Social do Município de Campinas – Nível I
    • Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Lapa – LAPAPREVI – Nível I
    • Fundo de Previdência Social dos Servidores Públicos do Município de Andira – Nível I
    • Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Teresina – IPMT – Nível I
    • Instituto de Previdência do Município de Rio Branco – RBPREV – Nível I
    • Instituto Previdenciário do Município de São Sebastião – Nível II
    • Instituto Previdenciário do Municipiários de Catanduva – Nível II
    • Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Patrocínio – Nível I
    • Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Duas Barras – Nível I
    • PARAIBA PREVIDENCIA – PBPREV – Nível I
    • FUNDO MUNICIPAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL DOS SERVIDORES DE NOVA MUTUM – MUTUMPREV – Nível II
    • Fundo Municipal de Aposentadorias e Pensões – Itapira – Nível II
    • Previdência Municipal de São João da Lagoa MG – Nível I
    • Instituto de Previdência do Servidor Municipal de Diadema – IPRED – Nível II
    • Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Carmo do Cajuru – Nível I
    • Jacobina Previdência – Jacoprev – Nível II
    • Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Piracaia – Piraprev – Nível II
    • Departamento Municipal de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Porto Alegre – Previmpa – Nível II
    • Caixa de Aposentadoria e Pensão dos Servidores Municipais de Beberibe – Nível I
    • Manaus Previdência – Manausprev – Nível IV
    • Instituto de Previdência Social dos Servidores Públicos do Município de Cerqueira César – IPREM – Nível I
    • Previdência do Município de Congonhas – PREVCON – Nível II
    • Regime Próprio de Previdência Social de São José do Rio Preto – Nível IV
    • Fundo Municipal de Aposentadoria e Pensão do Servidor – FAPS – Nível I
    • Instituto de Previdência Social dos Servidores Municipais de Itupeva – Nível I
    • Instituto de Previdência do Município de Birigui – BIRIGUIPREV – Nível I
    • Instituto De Previdência Municipal De Oliveira – OLIVEIRAPREV – Nível II
    • Fundação de Previdência dos Servidores Públicos Municipais Efetivos de Bauru – FUNPREV – Nível II
    • Instituto de Previdência Municipal de Espigão do Oeste – Nível I
    • Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Uberlândia – IPREMU – Nível I
    • Instituto de Previdência Municipal dos Servidores Públicos do Município de Viçosa – Nível I
    • Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Pará de Minas – Nível I
    • Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Japurá – Nível I
    • Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Belém – Nível II
    • Instituto de Previdência Municipal de Boa Esperança – IPREMBE – Nível I
    • Instituto de Previdência do Município de Barretos – Nível I
    • Instituto de Previdência Municipal de Brazópolis – Nível I
    • Fundo de Aposentadorias e Pensões dos Servidores Públicos Municipais de Toledo – Fapes/Toledoprev – Nível II
    • Instituto de Previdência do Município de Jacareí – Nível I
    • Instituto de Previdência Própria dos Servidores Municipais de Tauá – IPPSMT – Nível I
    • Instituto De Previdência Municipal dos Servidores Públicos da Estância Turística de Holambra – Nível I
    • Instituto de Previdência do Município de Leme – LEMEPREV – Nível II
    • Araprev – Serviço de Previdência Social do Município de Araras – Nível II
    • Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Cachoeirinha – Nível I
    • Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Triunfo – Nível I
    • Ostrasprev – Rio das Ostras Previdência – Nível III
    • CaruaruPrev – Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Caruaru – Nível I
    • Instituto de Previdência Social dos Servidores do Município de Sete Quedas – Nível I
    • Fundo Municipal de Previdência de Comodoro – Nível I
    • AGEPREV – AGÊNCIA DE PREVIDÊNCIA SOCIAL DE MATO GROSSO DO SUL – Nível II
    • FUNDO DE PREVIDÊNCIA SOCIAL DOS SERVIDORES PÚBLICOS DO MUNICÍPIO DE CHOPINZINHO – Nível I
    • AUTARQUIA MUNICIPAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL DOS SERVIDORES PÚBLICOS DO MUNICÍPIO DE CAMBÉ – CAMBÉ PREVIDÊNCIA – Nível II
    • INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA DOS SERVIDORES PÚBLICOS DO MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO DA BOA VISTA – IPSJBV – Nível II
    • FUNDO MUNICIPAL DE APOSENTADORIAS E PENSÕES DOS SERVIDORES PÚBLICOS DO MUNICÍPIO DE PATY DO ALFERES – Nível II
    • Instituto de Previdência Social do Moreno – MORENOPREV – Nível I
    • Fundo Previdência Social do Município – Venâncio Aires – Nível II
    • Instituto de Previdência Municipal de Lençóis Paulista – IPREM – Nível II
    • Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Ijuí – PREVIJUÍ – Nível I
    • Fundo Único de Previdência Social do Estado do Rio de Janeiro – Nível II
    • Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Jaru – Nível I
    • Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Teresina – IPMT – Nível III
    • Instituto de Previdência Social dos Servidores Municipais de São Gabriel do Oeste – MS SGO-PREV – Nível I
    • IPREMED – Instituto de Previdência do Município de Medianeira – PR – Nível I
    • Instituto de Previdência Social dos Servidores do Município de Sarzedo – Nível II
    • Taboãoprev – Autarquia Previdenciária do Município de Taboão da Serra – Nível II
    • Instituto de Previdência do Município de Ampére – Nível I
    • Fundo de Previdência do Município de Louveira – Nível I
    • Previdência Social dos Servidores Públicos do Município de Campo Mourão – Nível I
    • Fundo de Previdência Social do Município de Embu das Artes – EMBUPREV – Nível II
    • Caixa de Previdência e Assistência dos Servidores Municipais de Santana de Parnaíba – Nível I
    • INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA SOCIAL DOS SERVIDORES PÚBLICOS DO MUNICÍPIO DE CAMPO NOVO DE RONDÔNIA – IPECAN – Nível I
    • Instituto de Previdência Social dos Servidores do Município do Cabo de Santo Agostinho- Nível II
    • Instituto de Previdência dos Servidores Públicos Municipais de Eusébio – Nível I

Documentação de Referência

Contato

E-mail: tatiane@institutototum.com.br
Telefone: (11) 3372-9576

Serviços relacionados

O que é?

O Instituto Totum atuou junto ao Estado de Pernambuco entre os anos de 2013 a 2016, prestando serviços de monitoramento permanente do processo de aferição do desempenho da concessionária da Arena Pernambuco (Estádio de Futebol utilizado na Copa de 2014 do Brasil), por meio da utilização de um sistema de quadro de indicadores de desempenho – QID.

Detalhamento

Os contratos de verificação independente em PPP preveem auditorias mensais e emissão de relatórios para o contratante, utilizando ferramentas online de aferição dos indicadores, com interação direta da equipe do contratante e a  equipe de auditores do Instituto Totum.

Perguntas Frequentes

  • O QUE É VERIFICAÇÃO INDEPENDENTE E QUAIS SEUS BENEFÍCIOS?

    É um mecanismo utilizado para acompanhar a execução de contratos de concessões e PPPs por meio da avaliação dos indicadores de desempenho previamente estabelecidos.

  • QUAIS NORMATIVAS REGEM A VERIFICAÇÃO INDEPENDENTE DE UMA PPP?

    Estes benefícios estão atrelados a metodologia de controle dos indicadores de desempenho do contrato de concessão/PPP que auxiliam a manter os custos e as metas da concessionária dentro do padrão desenhado pelo contrato, sendo que a figura de Verificador Independente está autorizada pelas Leis 8.987/95 e 11.079/04. A verificação independente torna o contrato mais transparente, tornando-o mais confiável frente a auditoria externa e a população e está prevista nas Leis 8.987/95 e 11.079/04.

Serviços relacionados

O que é?

A certificação do programa Cycle.On compreende um certificado emitido pelo Instituto Totum à gestora do programa, a Valorize Reciclagem, atestando que os processos da empresa estão em conformidade. O programa Cycle.On se baseia na compra e retirada de descartes recicláveis para reciclagem e transformação destes produtos em novos materiais para posterior reuso.

QUAIS OS BENEFÍCIOS?

AUMENTE AS OPORTUNIDADES DE MERCADO DA SUA EMPRESA

Site

https://valorizereciclagem.com.br/cycle-on-economia-circular/

Contato

E-mail: tatiane@institutototum.com.br
Telefone: (11) 3372-9576

Serviços relacionados

O que é?

O Rating Socioambiental avalia de maneira objetiva as dimensões de Governança, Meio- Ambiente e Social das empresas alvo. O resultado final é uma letra código que indica o estágio atual da gestão da sustentabilidade na organização. Com base nessa letra código, investidores e analistas podem tirar conclusões a respeito da viabilidade dos investimentos ou risco de crédito.

Cada uma das dimensões possui o mesmo peso relativo no Rating Global. Cada dimensão possui aspectos de avaliação conforme acima, sendo que cada aspecto possui uma série de perguntas com pesos específicos.

A análise da sustentabilidade da organização pode ser feita segundo alguns escopos:

Cada escopo agrega maior confiança no resultado, dado que a avaliação parte de informações públicas sem checagem de veracidade (Escopo 1) até visita à organização para confirmação das informações (Escopo 3).

Contato

E-mail: luciano@institutototum.com.br

Serviços relacionados

O que é?

O programa foi desenvolvido pela CETESB em 1998, e estabelece sistemáticas e padronizações para que as empresas participantes possam obter melhor êxito na manutenção e reparação automotiva.

O PMMVD visa a melhoria da qualidade do ar com a redução do nível de emissão de poluentes atmosféricos por meio da(o):

Esta certificação se destina a empresas dos seguintes tipos:

Detalhamento

O Instituto Totum é uma entidade “auditora” credenciada pela CETESB para realizar auditorias seguindo os requisitos estabelecidos pelo programa. Realizando a certificação pelo Instituto Totum, as empresas estarão aptas a se integrar ao programa PMMVD, demostrando que realizam serviços dentro dos parâmetros exigidos.

Para obter mais informações sobre o Programa, entre em contato através do e-mail: tatiane@institutototum.com.br ou no telefone (11) 3372-9576.

Perguntas Frequentes

Documentação de Referência

Site

http://veicular.cetesb.sp.gov.br/pmmvd/

Contato

E-mail: tatiane@institutototum.com.br
Telefone: (11) 3372-9576

Serviços relacionados

O que é?

A Cédula de Produto Rural (CPR) é um título de crédito utilizado por produtores rurais para viabilizar a produção e comercialização de seus produtos. A CPR foi instituída pela Lei 8.929/94, e o Decreto 10.828/21 regulamenta sua emissão para produtos rurais obtidos por meio de atividades de conservação e recuperação de florestas nativas e seus biomas – o que lhe rendeu o título de CPR Verde.

De acordo com o artigo 2°, incisos I a VII, do decreto, a emissão de CPR Verde está autorizada, desde que esses produtos rurais consigam reduzir a emissão de gases de efeito estufa, manter ou aumentar o estoque de carbono florestal, reduzir o desmatamento e a degradação de vegetação nativa, conservar a biodiversidade, os recursos hídricos, o solo ou oferecer outros benefícios ecossistêmicos.

Detalhamento

Conforme artigo 3° do Decreto 10.828/21, esse tipo de CPR deve ser certificada por uma certificadora de terceira parte, como o Instituto Totum, para indicar e especificar os produtos rurais que o lastreiam. Essa certificação visa assegurar o objetivo de preservação ambiental ao qual o emitente da CPR se obrigou.

Contato

E-mail: luciano@institutototum.com.br

Serviços relacionados

O que é?

O Programa de Certificação do Suco de Uva Puro atesta que os produtos que usam o Selo do Suco de Uva Puro atendem às seguintes regras:

Isso significa que o Suco de Uva selado não possui qualquer outro ingrediente que não seja a matéria-prima de origem: uva. Essa diferenciação é importante pois existem outros sucos de uva no mercado que não atendem necessariamente aos requisitos do Suco de Uva Puro. 

Existem muitas marcas que usam conservantes, outras ainda são sucos reconstituídos, além de algumas que adicionam açúcar ou usam misturas com sucos de outras frutas. É importante que o consumidor tenha uma referência simples para poder exercer seu poder de escolha. Esse é o objetivo do Selo.

As marcas com o Selo do Suco de Uva Puro são coletadas nos pontos de venda no mínimo uma vez ao ano e sempre são testadas em todos os requisitos definidos em regulamento técnico. Além disso, as empresas produtoras fornecem evidências de atendimento aos itens da legislação aplicável, renovados anualmente.

Detalhamento

Todo o processo de coleta de informações sobre marcas, coleta física dos produtos nos pontos de venda, análises de laboratório, relato dos resultados e decisão de certificação é operado por meio o Instituto Totum, organismo de certificação independente. Desta forma se garante a credibilidade de todo o processo, dado que não há interferência das empresas ou da Associação em qualquer fase técnica do processo de concessão do Selo.

Para obter mais informações sobre o selo, entre em contato através do e-mail: luciano@institutototum.com.br

Perguntas Frequentes

  • QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DO SUCO DE UVA PURO?

    Com 400ml por dia, durante 30 dias, você começará a observar os benefícios do suco de uva. Alguns deles são:

    • Redução do índice de massa corporal
    • Redução da circunferência da cintura
    • Redução da glicemia
    • Redução peroxidação lipídica plasmática
    • Redução colesterol total, ldl-c e triglicérides
    • Melhora da pressão arterial
    • Melhora dos níveis de homocisteína

    Lembrando que todos esses efeitos se potencializam se você escolhe por hábitos de vida saudáveis. Quer conhecer mais, acesse os artigos científicos sobre o tema: https://www.sucodeuvapuro.com.br/profissionais-da-area-de-saude/#artigos-cientificos

  • QUAIS EMPRESAS POSSUEM CERTIFICADO?

    Hoje 12 empresas possuem o Selo de Suco de Uva Puro em algumas de suas marcas. Confira os produtores e produtos em: www.sucodeuvapuro.com.br

  • QUAL A DIFERENÇA DO SUCO DE UVA PURO PARA OS DEMAIS PRODUTOS?
    • Suco puro – 100% uva: sem água, açúcar, antioxidantes ou conservantes
    • Suco de uva integral: 100% uva, sem água e açúcar, podendo conter antioxidante ou conservantes
    • Suco de uva reconstituído: suco elaborado a partir de um suco concentrado. Reconstituído com adição de água. Podendo conter adição de conservantes, corantes ou aromatizantes e açúcar (adoçado)
    • Néctar: 50% uva, diluído em água. Podendo conter a adição de conservantes, corantes ou aromatizantes e açúcar (adoçado)
    • Bebida ou Refresco: 30% uva, diluído em água. Podendo conter a adição de conservantes, corantes ou aromatizantes e açúcar (adoçado)
    • Em pó (desidratado): pode não conter uva na composição ⠀

    Descomplique e escolha o suco com o selo de “suco de uva puro”.

  • SUCO DE UVA PURO É UM PRODUTO VEGANO?

    Veganos são produtos sem qualquer insumo de origem animal. Os sucos de uva que possuem o selo “Suco de Uva Puro” são feitos de pura uva, por isso são veganos também!

Documentação de Referência

Sistema

STVI

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O que é?

Atuando junto à Sociedade Brasileira de Teletrabalho e Teleatividades desde 2013, o Instituto Totum criou e atualmente gerencia a Certificação de Boas Práticas em Teletrabalho.

A Certificação assegura que a empresa que adota o trabalho à distância cumpre as boas práticas de gerenciamento de pessoas e requisitos legais, dentre outros critérios.

Detalhamento

O Instituto Totum atua nas seguintes atividades:

Perguntas Frequentes

  • O QUE É TELETRABALHO?

    O Teletrabalho é a modalidade de trabalho, que utilizando as tecnologias da informação e das comunicações (TIC), pode ser realizada a distância, fora do âmbito onde se encontra o contratante, de maneira total ou parcial, podendo realizar-se em relação de dependência (empregado) ou de maneira autônoma (freelancer), executando atividades que podem ser desenvolvidas pelos equipamentos móveis, tais como computadores: smartphones, tablets, notebooks, etc.

  • QUAL É A REGULAMENTAÇÃO APLICÁVEL AO TELETRABALHO?

    As atividades de Teletrabalho possuem diversos marcos legais aplicáveis, tendo como destaques nesta Norma de Boas Práticas especialmente as referências abaixo por terem associações aos temas abordados.

    • Lei 13.467/2017 (entra em vigor em 11/11/2017): alterou a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, introduzindo a regulamentação legal do Teletrabalho, especialmente artigos 4º, 6º, 62, 75-A a 75-E;
    • Lei 8.213/1991: dispõe que a empresa com cem ou mais empregados “está obrigada a preencher de dois a cinco por cento de seus cargos com beneficiários da previdência social reabilitados ou com pessoa portadora de deficiência habilitada”; 
    • NBR 13.962/2006: especifica as características físicas e dimensionais e classifica as cadeiras para escritório, bem como estabelece os métodos para a determinação da estabilidade, resistência e durabilidade de cadeiras de escritório, de qualquer material;
    • NBR 5413/1991: norma estabelece os valores de iluminâncias médias mínimas em serviço para iluminação artificial em interiores, onde se realizem atividades de comércio;
    • NR 17 da Portaria MTE-3214/78: norma Regulamentadora sobre ergonomia;
    • NR 4 da Portaria MTE-3214/78: norma Regulamentadora sobre Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho.
  • COMO FUNCIONA A CERTIFICAÇÃO?

    O Programa possui uma Norma Técnica que estabelece princípios, critérios, parâmetros e indicadores relacionados aos processos do Teletrabalho. A empresa interessada na certificação realiza uma autoavaliação englobando os seguintes aspectos:

    • Processos de Teletrabalho;
    • Tecnologia da Informação e Comunicação;
    • Segurança Jurídica;
    • Gestão de Pessoas;
    • Cultura Organizacional.

    Posteriormente à autoavaliação, o Instituto Totum realiza uma auditoria documental, checando todas as evidências da empresa e comparando seu atendimento à Norma de Referência.

Serviços relacionados

O que é?

O Instituto Totum atuou junto ao Instituto do Cancer do Estado de São Paulo – ICESP, Fundação Faculdade de Medicina e Coordenadoria do Idoso da Secretaria Estadual da Saúde – SES, prestando os seguintes serviços:

Serviços relacionados

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