O que é?

Atuando junto à Sociedade Brasileira de Teletrabalho e Teleatividades desde 2013, o Instituto Totum criou e atualmente gerencia a Certificação de Boas Práticas em Teletrabalho.

A Certificação assegura que a empresa que adota o trabalho à distância cumpre as boas práticas de gerenciamento de pessoas e requisitos legais, dentre outros critérios.

Detalhamento

O Instituto Totum atua nas seguintes atividades:

Perguntas Frequentes

  • O QUE É TELETRABALHO?

    O Teletrabalho é a modalidade de trabalho, que utilizando as tecnologias da informação e das comunicações (TIC), pode ser realizada a distância, fora do âmbito onde se encontra o contratante, de maneira total ou parcial, podendo realizar-se em relação de dependência (empregado) ou de maneira autônoma (freelancer), executando atividades que podem ser desenvolvidas pelos equipamentos móveis, tais como computadores: smartphones, tablets, notebooks, etc.

  • QUAL É A REGULAMENTAÇÃO APLICÁVEL AO TELETRABALHO?

    As atividades de Teletrabalho possuem diversos marcos legais aplicáveis, tendo como destaques nesta Norma de Boas Práticas especialmente as referências abaixo por terem associações aos temas abordados.

    • Lei 13.467/2017 (entra em vigor em 11/11/2017): alterou a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, introduzindo a regulamentação legal do Teletrabalho, especialmente artigos 4º, 6º, 62, 75-A a 75-E;
    • Lei 8.213/1991: dispõe que a empresa com cem ou mais empregados “está obrigada a preencher de dois a cinco por cento de seus cargos com beneficiários da previdência social reabilitados ou com pessoa portadora de deficiência habilitada”; 
    • NBR 13.962/2006: especifica as características físicas e dimensionais e classifica as cadeiras para escritório, bem como estabelece os métodos para a determinação da estabilidade, resistência e durabilidade de cadeiras de escritório, de qualquer material;
    • NBR 5413/1991: norma estabelece os valores de iluminâncias médias mínimas em serviço para iluminação artificial em interiores, onde se realizem atividades de comércio;
    • NR 17 da Portaria MTE-3214/78: norma Regulamentadora sobre ergonomia;
    • NR 4 da Portaria MTE-3214/78: norma Regulamentadora sobre Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho.
  • COMO FUNCIONA A CERTIFICAÇÃO?

    O Programa possui uma Norma Técnica que estabelece princípios, critérios, parâmetros e indicadores relacionados aos processos do Teletrabalho. A empresa interessada na certificação realiza uma autoavaliação englobando os seguintes aspectos:

    • Processos de Teletrabalho;
    • Tecnologia da Informação e Comunicação;
    • Segurança Jurídica;
    • Gestão de Pessoas;
    • Cultura Organizacional.

    Posteriormente à autoavaliação, o Instituto Totum realiza uma auditoria documental, checando todas as evidências da empresa e comparando seu atendimento à Norma de Referência.

Serviços relacionados

O que é?

O Instituto Totum atuou junto ao Instituto do Cancer do Estado de São Paulo – ICESP, Fundação Faculdade de Medicina e Coordenadoria do Idoso da Secretaria Estadual da Saúde – SES, prestando os seguintes serviços:

Serviços relacionados

O que é?

O Selo atesta que a associada certificada está de acordo com as especificações definidas na Norma de Referência, no enquadramento de cada tipo de prestação de serviço de agricultura de precisão.

As auditorias são realizadas de forma remota, com base em consulta de evidências e documentos encaminhados pela empresa.

O Instituto Totum atua nas seguintes atividades:

Detalhamento

Para obter mais informações sobre o Selo, entre em contato através do e-mail: luciano@institutototum.com.br ou tel. (11) 3372-9575.

Perguntas Frequentes

  • QUEM É O DETENTOR DA CERTIFICAÇÃO?

    O Instituto Totum é o responsável pela criação da Certificação e realizçaão das auditorias de certificação e renovação. 

  • QUAIS REQUISITOS A EMPRESA DEVE ATENDER?

    Os requisitos obrigatórios para a Certificação são os indicadores que constam das tabelas do capítulo 4 da Norma Técnica, sendo que na coluna “OBR” estão os requisitos considerados mandatórios para a certificação. Já os requisitos indicados na tabela como “REC” são considerados recomendáveis, e a empresa poderá adotá-los como diretrizes para melhoria contínua. 

  • QUAIS EMPRESAS SÃO ELEGÍVEIS PARA O SELO?

    Se aplica para empresas que atuam em serviços relacionados à gestão e monitoramento de fertilidade do solo e levantamento de pragas, fungos e compactação do solo por meio de coleta de amostras e dados georreferenciados de solo. Tais serviços podem englobar, dentre outras, as seguintes atividades:

    • Georreferenciamento das glebas do produtor ou uso de zonas de manejo
    • Coleta de amostras e dados georreferenciadas de solo
    • Identificação e triagem de amostras em escritório
    • Tratamento de dados para geração de mapas de fertilidade, nematoides, fungos e compactação do solo;
    • Geração de mapas de prescrição e manejo com taxa variável
    • Acompanhamento da operação de aplicação em campo
    • Geração de relatórios pós-aplicação
    • Auditoria de trabalho dos amostradores e coletores de campo
  • COMO FUNCIONA O FLUXO DE CERTIFICAÇÃO?

Sistema

STVI

Contato

E-mail: luciano@institutototum.com.br

Serviços relacionados

O que é?

O PSQ – Programa Setorial de Qualidade ABGD, foi criado pelo Instituto Totum e pela Associação Brasileira de Geração Distribuída e certifica produtos e serviços das empresas do mercado de energia solar, garantindo qualidade e segurança.

A classificação em estrelas reflete o selo de qualidade ligado aos requisitos de funcionalidade definidos por um comitê, ajudando a antecipar o futuro dos recursos distribuídos.

Os produtos certificados com o Selo PSQ são garantia de segurança, qualidade e confiabilidade.

Benefícios e vantagens de ser certificado pelo PSQ: 

Detalhamento

Para obter mais informações sobre a certificação, entre em contato através do e-mail: tatiane@institutototum.com.br.

Perguntas Frequentes

  • PARA QUEM É ELEGÍVEL O PSQ?

    A certificação pode ser pleiteada por qualquer empresa associada à ABGD que atue com equipamentos voltados para geração de energia solar (como inversores on grid, inversores off grid, inversores on grid com armazenamento, módulos, otimizadores) ou dispositivos (cabos, DPS, fusíveis, chaves c.c., estruturas), seja fabricante, detentor do produto, distribuidor ou representante. A condição para certificação é que exista Norma Técnica do Programa disponível.

  • COMO MEU RESULTADO É DIVULGADO PARA O MERCADO, UMA VEZ QUE ME CERTIFICO NO PSQ?

    O resultado de cada item acima de a) a e) será expresso por meio de identificação visual de estrelas, conforme exemplo abaixo: 

  • A AMOSTRA PARA ANÁLISE É ENVIADA PELA MINHA EMPRESA?

    Não. A Instituição de Gestão do Programa fará a coleta de amostras do produto alvo da certificação, conforme procedimento interno de coleta. Serão coletadas prova e contraprova do produto, em quantidade suficiente para realização dos ensaios pelo laboratório, conforme Norma Técnica vigente. Não será permitido em hipótese alguma o envio de amostra direcionada pela empresa que pleiteia a Certificação.

  • COMO FUNCIONA O FLUXO DE CERTIFICAÇÃO?

Documentação de Referência

Sistema

STVI

Contato

E-mail: tatiane@institutototum.com.br
Telefone: (11) 3372-9576

Serviços relacionados

O que é?

Atuando junto à ASPRECON – Associação das Empresas Prestadoras de Serviços para Condomínios e Mercado Privado do Distrito Federal e Sindicato dos Condomínios do Distrito federal (SINDICONDOMÍNIO – DF) entre 2017 e 2019, o Instituto Totum foi a Certificadora responsável pelo Selo de Qualidade que regulamenta as empresas prestadoras de serviços de gestão, administração, colocação de mão de obra, asseio e conservação e serviços terceirizáveis para condomínios no Distrito Federal.

Detalhamento

O Instituto Totum atuou nas seguintes atividades:

Serviços relacionados

O que é?

Atuando junto à Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso no período de 2015 a 2017, o Instituto Totum foi responsável pela concepção e gerenciamento do processo da Certificação de Qualidade Aprosmat. 

Entre 2018 e 2021, o Instituto Totum foi responsável pelo aplicativo de Ouvidoria da Aprosmat, tanto para hospedagem quanto para gerenciamento dos dados.

Detalhamento

O Instituto Totum era responsável pelas seguintes atividades:

Serviços relacionados

O que é?

O Selo de Conformidade ANFIR é um atestado fornecido pela Associação, por meio de terceira parte independente – o Instituto Totum, que demonstra a situação de regularidade legal e técnica da empresa, incluindo requisitos obrigatórios e recomendáveis.

Aliar o nome de sua empresa à força do Selo de Conformidade ANFIR representa o aumento da sinergia do setor e a potencial ampliação dos negócios, diferenciando sua empresa em termos de reputação e confiança de mercado.

Detalhamento

Informamos que a partir de 01/01/2017, o Instituto Totum não mais participa do Gerenciamento do Selo de Conformidade, sendo assim, não é o responsável pelas informações a respeito dos associados que possuem o Selo.

Serviços relacionados

O que é?

O artigo 12 da resolução 3954 do Banco Central exige que o contrato firmado entre Instituição Financeira e Correspondente deve prever que os integrantes da equipe do Correspondente, que prestem atendimento em operações de crédito e arrendamento mercantil, sejam considerados aptos em exame de Certificação organizado por entidade de reconhecida capacidade técnica.

Para garantir a independência, isenção de conflitos de interesse e credibilidade para o esquema de Certificação de Agentes de Crédito, a ANEPS adotou toda uma estrutura de Governança específica para tratar dessa questão.

A ANEPS é detentora da Certificação e contratou o Instituto Totum de Desenvolvimento e Gestão Empresarial para o processo de gerenciamento do esquema de Certificação. O Instituto Totum é uma organização certificadora especializada na concepção e gerenciamento de programas de autorregulamentação.

Detalhamento

O Instituto Totum é o responsável por todas as fases do processo de Certificação Profissional de Agentes de Crédito, desde a inscrição, elaboração e correção dos exames, até a liberação do registro. Isso garante a isenção operacional da ANEPS nesse processo, fortalecendo a credibilidade da Certificação.

Perguntas Frequentes

  • COMO FAÇO A INSCRIÇÃO PARA A PROVA?

    Caso esta seja a sua primeira Certificação da ANEPS, acesse o link e preencha as informações solicitadas: certificacaoaneps.com.br/inscricao-certificacao. Selecione o tipo de certificação e a validade, e confirme no final da página. Após o pagamento, a prova será liberada na área restrita do site em até 24 horas. Não é preciso agendar para fazer a prova. Todas as categorias de prova são realizadas em formato remoto, na data e horário de preferência do profissional.

  • COMO FAÇO A RENOVAÇÃO DA CERTIFICAÇÃO?

    Para realizar uma nova avaliação e renovar a sua certificação, acesse a Área Restrita e clique em Renovar. Confirme se deseja manter o tipo de certificação e a validade e, então, realize o pagamento da inscrição. A prova será liberada na área restrita em até 24 horas. Não é necessário agendar para realizar a prova. Todas as categorias de prova são realizadas em formato remoto, na data e horário de preferência do profissional.

Documentação de Referência

Sistema

certificacaoaneps.com.br/inscricao-certificacao

Contato

E-mail: suporte@institutototum.com.br

Serviços relacionados

O que é?

Selo de Pureza ABIC

O Selo de Pureza, criado pela ABIC em 2009, até o ano de 2019 contava com cerca de 3.000 coletas anuais para garantia de um café puro no mercado.

Até o final de 2019, mais de 400 empresas possuíam o Selo de Pureza, totalizando mais de 1.000 marcas seladas.

Todas as atividades são gerenciadas pelo Instituto Totum, incluindo:

Programa da Qualidade do Café – PQC

Sucessor do Selo de Pureza, o “Programa da Qualidade do Café – PQC” foi criado em 2004 com auxílio direto do Instituto Totum e foi gerenciado até 2019 pelo Instituto Totum.

O objetivo da ABIC com este Selo é garantir a qualidade da bebida e sua manutenção, demonstrar a qualidade do café brasileiro para o mercado e aumentar a satisfação dos consumidores, aumentando assim o consumo interno de café.

O programa, até o final de 2019, contava com mais de 100 empresas certificadas, totalizando mais de 1.000 produtos diferentes.

Selo Cafés Sustentáveis do Brasil

O Selo Cafés Sustentáveis do Brasil, criado em 2007, é uma Iniciativa aberta que visa promover a Sustentabilidade e a Qualidade na cadeia do Café, desde o processo agrícola, passando pelo beneficiamento até o processo industrial.

O programa, até o final de 2019, contava com mais de 15 empresas certificadas, totalizando mais de 20 cafés com este Selo. 

Todas as atividades são gerenciadas pelo Instituto Totum, incluindo:

Círculo do Café de Qualidade

O Círculo do Café de Qualidade, lançado em 2004, está inserido dentro das diretrizes da ABIC de aumento do consumo interno de café no Brasil, visando o fortalecimento do setor e a melhoria do padrão de qualidade do café, diferenciando os melhores estabelecimentos e promovendo o café de alta qualidade.

Até o final de 2019, o programa contava com mais de 10 cafeterias certificadas.

Neste período, as atividades gerenciadas pelo Instituto Totum, foram:

Serviços relacionados

O que é?

Atuando junto à Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança – ABESE desde 2010, o Instituto Totum foi contratado para reformular o antigo Selo Amarelo da entidade, com o objetivo de tornar o selo mais segmentado e garantir uma ferramenta de qualidade ao mercado.

Detalhamento

O Instituto Totum atua nas seguintes atividades:

Para obter mais informações sobre o Selo de Qualidade ABESE, entre em contato conosco pelo e-mail luciano@institutototum.com.br ou tel. (11) 3372-9575.

Perguntas Frequentes

  • QUAIS SÃO AS EMPRESAS ELEGÍVEIS AO SELO DE QUALIDADE ABESE?

    As empresas devem ser associadas à ABESE e devem ter escopo de atuação em um dos segmentos abaixo: 

    • Instalação e manutenção; 
    • Central de monitoramento 24h;
    • Indústria;
    • Distribuidora;
    • Portaria remota; 
    • Rastreamento e Localização de veículos.
  • OS REQUISITOS PARA CADA TIPO DE EMPRESA SÃO ÚNICOS E GENÉRICOS?

    Não. Cada tipo de escopo possui seus requisitos específicos, que podem ser conferidos na Norma Técnica do Selo.

  • COMO FUNCIONA O FLUXO DE CERTIFICAÇÃO?

  • TODO O ESCOPO DA EMPRESA DEVE SER INSERIDO NO SELO? OU É POSSÍVEL CERTIFICAR ATIVIDADES PARCIAIS DA EMPRESA?

    A empresa deverá indicar no início do processo de adesão quais tipos de serviço presta ao mercado, sendo obrigatório que a empresa certifique 100% do seu escopo de atuação.

  • UMA VEZ OBTIDO O SELO, QUAL SUA VALIDADE?

    A empresa deverá passar por auditorias anuais de renovação, sempre considerando 12 meses a partir da data de certificação.

Documentação de Referência

Sistema

STVI

Contato

E-mail: luciano@institutototum.com.br

Serviços relacionados

Próxima página »« Página anterior