O que é?

O Selo atesta que a associada certificada está de acordo com as especificações definidas na Norma de Referência, no enquadramento de cada tipo de prestação de serviço de agricultura de precisão.

As auditorias são realizadas de forma remota, com base em consulta de evidências e documentos encaminhados pela empresa.

O Instituto Totum atua nas seguintes atividades:

Detalhamento

Para obter mais informações sobre o Selo, entre em contato através do e-mail: luciano@institutototum.com.br ou tel. (11) 3372-9575.

Perguntas Frequentes

  • QUEM É O DETENTOR DA CERTIFICAÇÃO?

    O Instituto Totum é o responsável pela criação da Certificação e realizçaão das auditorias de certificação e renovação. 

  • QUAIS REQUISITOS A EMPRESA DEVE ATENDER?

    Os requisitos obrigatórios para a Certificação são os indicadores que constam das tabelas do capítulo 4 da Norma Técnica, sendo que na coluna “OBR” estão os requisitos considerados mandatórios para a certificação. Já os requisitos indicados na tabela como “REC” são considerados recomendáveis, e a empresa poderá adotá-los como diretrizes para melhoria contínua. 

  • QUAIS EMPRESAS SÃO ELEGÍVEIS PARA O SELO?

    Se aplica para empresas que atuam em serviços relacionados à gestão e monitoramento de fertilidade do solo e levantamento de pragas, fungos e compactação do solo por meio de coleta de amostras e dados georreferenciados de solo. Tais serviços podem englobar, dentre outras, as seguintes atividades:

    • Georreferenciamento das glebas do produtor ou uso de zonas de manejo
    • Coleta de amostras e dados georreferenciadas de solo
    • Identificação e triagem de amostras em escritório
    • Tratamento de dados para geração de mapas de fertilidade, nematoides, fungos e compactação do solo;
    • Geração de mapas de prescrição e manejo com taxa variável
    • Acompanhamento da operação de aplicação em campo
    • Geração de relatórios pós-aplicação
    • Auditoria de trabalho dos amostradores e coletores de campo
  • COMO FUNCIONA O FLUXO DE CERTIFICAÇÃO?

Sistema

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Serviços relacionados

O que é?

O PSQ – Programa Setorial de Qualidade ABGD, foi criado pelo Instituto Totum e pela Associação Brasileira de Geração Distribuída e certifica produtos e serviços das empresas do mercado de energia solar, garantindo qualidade e segurança.

A classificação em estrelas reflete o selo de qualidade ligado aos requisitos de funcionalidade definidos por um comitê, ajudando a antecipar o futuro dos recursos distribuídos.

Os produtos certificados com o Selo PSQ são garantia de segurança, qualidade e confiabilidade.

Benefícios e vantagens de ser certificado pelo PSQ: 

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Para obter mais informações sobre a certificação, entre em contato através do e-mail: tatiane@institutototum.com.br.

Perguntas Frequentes

  • PARA QUEM É ELEGÍVEL O PSQ?

    A certificação pode ser pleiteada por qualquer empresa associada à ABGD que atue com equipamentos voltados para geração de energia solar (como inversores on grid, inversores off grid, inversores on grid com armazenamento, módulos, otimizadores) ou dispositivos (cabos, DPS, fusíveis, chaves c.c., estruturas), seja fabricante, detentor do produto, distribuidor ou representante. A condição para certificação é que exista Norma Técnica do Programa disponível.

  • COMO MEU RESULTADO É DIVULGADO PARA O MERCADO, UMA VEZ QUE ME CERTIFICO NO PSQ?

    O resultado de cada item acima de a) a e) será expresso por meio de identificação visual de estrelas, conforme exemplo abaixo: 

  • A AMOSTRA PARA ANÁLISE É ENVIADA PELA MINHA EMPRESA?

    Não. A Instituição de Gestão do Programa fará a coleta de amostras do produto alvo da certificação, conforme procedimento interno de coleta. Serão coletadas prova e contraprova do produto, em quantidade suficiente para realização dos ensaios pelo laboratório, conforme Norma Técnica vigente. Não será permitido em hipótese alguma o envio de amostra direcionada pela empresa que pleiteia a Certificação.

  • COMO FUNCIONA O FLUXO DE CERTIFICAÇÃO?

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Serviços relacionados

O que é?

Atuando junto à ASPRECON – Associação das Empresas Prestadoras de Serviços para Condomínios e Mercado Privado do Distrito Federal e Sindicato dos Condomínios do Distrito federal (SINDICONDOMÍNIO – DF) entre 2017 e 2019, o Instituto Totum foi a Certificadora responsável pelo Selo de Qualidade que regulamenta as empresas prestadoras de serviços de gestão, administração, colocação de mão de obra, asseio e conservação e serviços terceirizáveis para condomínios no Distrito Federal.

Detalhamento

O Instituto Totum atuou nas seguintes atividades:

Serviços relacionados

O que é?

Atuando junto à Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso no período de 2015 a 2017, o Instituto Totum foi responsável pela concepção e gerenciamento do processo da Certificação de Qualidade Aprosmat. 

Entre 2018 e 2021, o Instituto Totum foi responsável pelo aplicativo de Ouvidoria da Aprosmat, tanto para hospedagem quanto para gerenciamento dos dados.

Detalhamento

O Instituto Totum era responsável pelas seguintes atividades:

Serviços relacionados

O que é?

O Selo de Conformidade ANFIR é um atestado fornecido pela Associação, por meio de terceira parte independente – o Instituto Totum, que demonstra a situação de regularidade legal e técnica da empresa, incluindo requisitos obrigatórios e recomendáveis.

Aliar o nome de sua empresa à força do Selo de Conformidade ANFIR representa o aumento da sinergia do setor e a potencial ampliação dos negócios, diferenciando sua empresa em termos de reputação e confiança de mercado.

Detalhamento

Informamos que a partir de 01/01/2017, o Instituto Totum não mais participa do Gerenciamento do Selo de Conformidade, sendo assim, não é o responsável pelas informações a respeito dos associados que possuem o Selo.

Serviços relacionados

O que é?

O artigo 12 da resolução 3954 do Banco Central exige que o contrato firmado entre Instituição Financeira e Correspondente deve prever que os integrantes da equipe do Correspondente, que prestem atendimento em operações de crédito e arrendamento mercantil, sejam considerados aptos em exame de Certificação organizado por entidade de reconhecida capacidade técnica.

Para garantir a independência, isenção de conflitos de interesse e credibilidade para o esquema de Certificação de Agentes de Crédito, a ANEPS adotou toda uma estrutura de Governança específica para tratar dessa questão.

A ANEPS é detentora da Certificação e contratou o Instituto Totum de Desenvolvimento e Gestão Empresarial para o processo de gerenciamento do esquema de Certificação. O Instituto Totum é uma organização certificadora especializada na concepção e gerenciamento de programas de autorregulamentação.

Detalhamento

O Instituto Totum é o responsável por todas as fases do processo de Certificação Profissional de Agentes de Crédito, desde a inscrição, elaboração e correção dos exames, até a liberação do registro. Isso garante a isenção operacional da ANEPS nesse processo, fortalecendo a credibilidade da Certificação.

Perguntas Frequentes

  • COMO FAÇO A INSCRIÇÃO PARA A PROVA?

    Caso esta seja a sua primeira Certificação da ANEPS, acesse o link e preencha as informações solicitadas: certificacaoaneps.com.br/inscricao-certificacao. Selecione o tipo de certificação e a validade, e confirme no final da página. Após o pagamento, a prova será liberada na área restrita do site em até 24 horas. Não é preciso agendar para fazer a prova. Todas as categorias de prova são realizadas em formato remoto, na data e horário de preferência do profissional.

  • COMO FAÇO A RENOVAÇÃO DA CERTIFICAÇÃO?

    Para realizar uma nova avaliação e renovar a sua certificação, acesse a Área Restrita e clique em Renovar. Confirme se deseja manter o tipo de certificação e a validade e, então, realize o pagamento da inscrição. A prova será liberada na área restrita em até 24 horas. Não é necessário agendar para realizar a prova. Todas as categorias de prova são realizadas em formato remoto, na data e horário de preferência do profissional.

Documentação de Referência

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certificacaoaneps.com.br/inscricao-certificacao

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E-mail: suporte@institutototum.com.br

Serviços relacionados

O que é?

Selo de Pureza ABIC

O Selo de Pureza, criado pela ABIC em 2009, até o ano de 2019 contava com cerca de 3.000 coletas anuais para garantia de um café puro no mercado.

Até o final de 2019, mais de 400 empresas possuíam o Selo de Pureza, totalizando mais de 1.000 marcas seladas.

Todas as atividades são gerenciadas pelo Instituto Totum, incluindo:

Programa da Qualidade do Café – PQC

Sucessor do Selo de Pureza, o “Programa da Qualidade do Café – PQC” foi criado em 2004 com auxílio direto do Instituto Totum e foi gerenciado até 2019 pelo Instituto Totum.

O objetivo da ABIC com este Selo é garantir a qualidade da bebida e sua manutenção, demonstrar a qualidade do café brasileiro para o mercado e aumentar a satisfação dos consumidores, aumentando assim o consumo interno de café.

O programa, até o final de 2019, contava com mais de 100 empresas certificadas, totalizando mais de 1.000 produtos diferentes.

Selo Cafés Sustentáveis do Brasil

O Selo Cafés Sustentáveis do Brasil, criado em 2007, é uma Iniciativa aberta que visa promover a Sustentabilidade e a Qualidade na cadeia do Café, desde o processo agrícola, passando pelo beneficiamento até o processo industrial.

O programa, até o final de 2019, contava com mais de 15 empresas certificadas, totalizando mais de 20 cafés com este Selo. 

Todas as atividades são gerenciadas pelo Instituto Totum, incluindo:

Círculo do Café de Qualidade

O Círculo do Café de Qualidade, lançado em 2004, está inserido dentro das diretrizes da ABIC de aumento do consumo interno de café no Brasil, visando o fortalecimento do setor e a melhoria do padrão de qualidade do café, diferenciando os melhores estabelecimentos e promovendo o café de alta qualidade.

Até o final de 2019, o programa contava com mais de 10 cafeterias certificadas.

Neste período, as atividades gerenciadas pelo Instituto Totum, foram:

Serviços relacionados

O que é?

Atuando junto à Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança – ABESE desde 2010, o Instituto Totum foi contratado para reformular o antigo Selo Amarelo da entidade, com o objetivo de tornar o selo mais segmentado e garantir uma ferramenta de qualidade ao mercado.

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O Instituto Totum atua nas seguintes atividades:

Para obter mais informações sobre o Selo de Qualidade ABESE, entre em contato conosco pelo e-mail luciano@institutototum.com.br ou tel. (11) 3372-9575.

Perguntas Frequentes

  • QUAIS SÃO AS EMPRESAS ELEGÍVEIS AO SELO DE QUALIDADE ABESE?

    As empresas devem ser associadas à ABESE e devem ter escopo de atuação em um dos segmentos abaixo: 

    • Instalação e manutenção; 
    • Central de monitoramento 24h;
    • Indústria;
    • Distribuidora;
    • Portaria remota; 
    • Rastreamento e Localização de veículos.
  • OS REQUISITOS PARA CADA TIPO DE EMPRESA SÃO ÚNICOS E GENÉRICOS?

    Não. Cada tipo de escopo possui seus requisitos específicos, que podem ser conferidos na Norma Técnica do Selo.

  • COMO FUNCIONA O FLUXO DE CERTIFICAÇÃO?

  • TODO O ESCOPO DA EMPRESA DEVE SER INSERIDO NO SELO? OU É POSSÍVEL CERTIFICAR ATIVIDADES PARCIAIS DA EMPRESA?

    A empresa deverá indicar no início do processo de adesão quais tipos de serviço presta ao mercado, sendo obrigatório que a empresa certifique 100% do seu escopo de atuação.

  • UMA VEZ OBTIDO O SELO, QUAL SUA VALIDADE?

    A empresa deverá passar por auditorias anuais de renovação, sempre considerando 12 meses a partir da data de certificação.

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O que é?

O Instituto Totum é uma Certificadora LGPD. Mas o que é a Certificação? Através de uma auditoria, realizada pelo Instituto Totum, sua empresa pode obter uma chancela de credibilidade e demonstrar ao mercado que está aderente e conforme em relação aos aspectos da Lei LGPD, trazendo mais garantia para seus clientes.

Preencha o questionário de autoavaliação sobre a LGPD e conheça o nível de maturidade que sua empresa se encontra em relação à Lei. Estando conforme, solicite um orçamento ao Instituto Totum para essa Certificação, e torne-se uma empresa diferenciada no mercado.

AUTOAVALIAÇÃO PARA NÍVEL DE MATURIDADE EM RELAÇÃO A LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS PESSOAIS (LGPD) – https://institutototum.com.br/lgpd/

Observação: o questionário não tem a pretensão de avaliar a conformidade integral em relação aos requisitos da LGPD, dado que se trata de uma autoavaliação inicial. Caso queira divulgar ao mercado a conformidade de sua empresa em relação à LGPD, solicite a Certificação ao Instituto Totum, clicando abaixo:

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Perguntas Frequentes

  • O QUE É A LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS PESSOAIS – LGPD?

    A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD – Lei nº. 13.709/18) estabelece regras para uso, coleta, armazenamento e compartilhamento de dados dos usuários por empresas privadas e públicas. O objetivo principal é garantir maior segurança, privacidade e transparência no uso de informações pessoais. A LGPD entrou em vigor no dia 18 de setembro de 2020.

  • O PORTE OU TAMANHO DA EMPRESA IMPORTA PARA A LGPD?

    Não. A LGPD não faz distinção entre os diferentes portes de empresas. Se a empresa realiza o tratamento de dados pessoais, ainda que seja apenas de seus colaboradores, ela deve atender à lei, seja ela micro, pequena, média ou grande empresa.

  • O QUE É A ANPD?

    ANPD é a sigla para Autoridade Nacional de Proteção de Dados. É a autoridade responsável pela aplicação, fiscalização, cumprimento e edição de normas e procedimentos que dizem respeito à lei.

  • QUAIS EMPRESAS DEVEM SE ADEQUAR À LGPD?

    A LGPD é aplicável a qualquer operação de tratamento realizada por pessoa natural ou por pessoa jurídica de direito público ou privado, independentemente do meio, do país de sua sede ou do país onde estejam localizados os dados, desde que: (1) realize operação de tratamento de dados pessoais em território brasileiro, (2) colete dados no Brasil ou (3) tenha por objeto a oferta ou o fornecimento de bens ou serviços ou o tratamento de dados de indivíduos localizados no território nacional.

  • QUAIS SÃO AS SANÇÕES EM CASO DE DESCUMPRIMENTO À LGPD?

    As empresas que descumprirem a lei podem ser multadas em até 2% do seu faturamento bruto ou R$ 50 milhões por infração. Além disso, a LGPD ainda traz a possibilidade de outras sanções, como a publicização da infração e a proibição da continuidade do tratamento dos dados.

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tatiane@institutototum.com.br

Serviços relacionados

O que é?

Atuando junto à Associação Brasileira dos Criadores de Búfalos entre 2013 e 2019, o Instituto Totum foi responsável pela concepção e gerenciamento do processo do Selo de Pureza 100% Búfalo.

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O Instituto Totum era responsável pelas seguintes atividades:

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